Curiosidades - Pequeno Príncipe


“O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry é um clássico incontestável da literatura mundial, com certeza você sabe que “Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas” e que “O essencial é invisível aos olhos” mas você conhece o contexto em que o livro foi escrito e publicado?.”O Pequeno Príncipe” é o grande orgulho da literatura Francesa mas a obra não foi publicada na terra da Torre Eiffel mas sim em Nova York. 

Antonie, era aviador e assim como o personagem que narra o livro havia sofrido um acidente no deserto em 1935. Ele trabalhou em rotas de correio na Europa, América do Sul e na África até o começo da Segunda Guerra mundial. O que levou o autor a Nova York não tinha nenhuma relação com seu livro mas sim com a guerra. Antonie estabeleceu residência temporária na cidade americana, com a missão diplomática de convencer o governo americano a se engajar na luta contra a Alemanha.
E foi durante esses dois anos que passou em solo americano que Antonie de Saint-Exuspéry  escreveu a sua mais aclamada obra, porém como muitos outros autores não viveu para ver as proporcões que seu livro iria tomar. Isso porque pocas semanas depois do livro ser publicado, em 1943, o autor resolveu embarcar em uma missão para reconhecer o território Francês que havia sido tomado pela Alemanha. E em 1944, antes de seu livro ser publicado para mais de 250 línguas (inclusive o braile), Antonie desapareceu sem deixar pistas.
Como se soubesse de seu destino, alguns dias antes de partir em sua última missão o escritor visitou uma amiga nova-iorquina, “eu gostaria de te dar algo esplêndido”, teria dito o autor “mas isso é tudo que tenho”. Dentro do saco amassado que entregou a sua amiga  Silvia Hamilton estavam os rascunhos e desenhos originais de sua obra. Muitos deles estão marcados com o processo de criação do autor, como palavras riscadas e manchas de café ou cigarro. Alguns  originais foram comprados e estão em exposição em um museu em Nova York.
Abaixo algumas imagens originais desse clássico da literatura mundial:
Espero que tenham gostado!

0 comentários: