Bom dia Corujas!

Não é segredo para ninguém que eu sou muito fã de Clarice Lispector, a escrita da autora, a linguagem, os personagens, os cenários, tudo me encanta demais. Então quando vi o lançamento da Rocco, uma edição comemorativa de 40 anos com ensaios e rascunhos da autora, eu pirei imediatamente.
Ganhei o livro de presente (do meu namorado maravilhoso) e fiquei encarando e admirando ele por um bom tempo.

Eu já fiz uma resenha de A Hora da Estrela, um Rido e Relido que já tem mais de um ano. Mas tendo essa edição maravilhosa nas mãos, achei que seria mais do que justo apresentar esse trabalho para vocês! 

A Rocco foi extremamente delicada ao trabalhar essa edição. Em capa dura, com os manuscritos da autora decorando a primeira capa. O livro é lindo! Todas as páginas são amareladas e o trabalho de diagramação e revisão foi perfeito. 




No Blog da Rocco foi publicada uma entrevista com Izabel Barreto a responsável pela concepção visual e pelo projeto gráfico da edição. Você pode conferir a entrevista completa aqui. Eu separei alguns trechos interessantes da entrevista para vocês:

“Tudo no mundo começou com um sim.” O que você sentiu quando disse “sim” ao projeto A hora da estrela – Edição com manuscritos e ensaios inéditos?
A minha sensação é que esse “sim” foi dito quando li A hora da estrela pela primeira vez, há mais de 20 anos. A influência da literatura de Clarice Lispector desde então foi muito forte na minha formação e virou tema de análise da minha monografia – um exercício sobre a relação entre texto e imagem na obra de Clarice. Esse mesmo projeto foi o primeiro “sim” para o design editorial, e quando a edição manuscritos aconteceu, fez um enorme sentido pra mim.


E qual foi o maior desafio ao longo deste período de criação do livro?
O desafio sem dúvida foi sempre achar um equilibro entre o ineditismo e o consagrado. Eu diria que foi preciso respeito e intimidade com o texto para achar o tom final do projeto, para que ele fosse valorizado na sua essência.


Para você, qual é o maior diferencial desta edição de A hora da estrela?
A sintonia entre o conteúdo, a forma e a edição de um vasto material para chegar a um livro que fizesse sentido na obra de Clarice Lispector. O projeto flui, acontece, e abre um imenso e consistente universo para quem ainda não conhece o texto e oferece aos fãs um item colecionável, saboreável. Uma nova experiência de ler A hora da estrela.




Essa nova e linda edição conta com ensaios técnicos sobre a obra de Clarice, e para os fãs da autora é incrível conhecer as opiniões célebres que estão presentes no livro. Temos reflexões sobre trechos do livro, sobre a participação do narrador e sua intima relação com Clarice. 

Eu amei a leitura e sempre volto no livro para consultar. A Hora da Estrela sempre foi um livro muito especial para mim, e essa edição só fez tudo parecer mais precioso. O contato com a caligrafia da autora me fez arrepiar e os manuscritos espalhados pelo livro nos dão uma sensação de proximidade impressionante.


"Porque escrevo sobre uma jovem que nem pobreza enfeitada tem? Talvez porque nela haja um recolhimento e também porque na pobreza de corpo de espírito eu toco na santidade, eu que quero sentir o sopro do meu além, pois sou tão pouco eu."


Vou parar de babar em cima do livro e deixar vocês conferirem as fotos desse trabalho maravilhoso.






Você encontra essa edição maravilhosa em todas as livrarias mas também pode comprar pela Amazon. Espero que tenham gostado de conhecer o livro!


0 Comentários