Quando eu vi esse livro pela primeira vez na livraria fiquei meio receosa, a capa se parece com “Eleanor & Park” e eu fiquei com medo das histórias serem muito parecidas. Mas não são. Amy tem dificuldade para andar e não consegue falar devido à falta de oxigenação que teve no cérebro após o parto.

Ficha do Livro:

Escritora: Cammie McGovern
Páginas: 336
Editora: Galera Record
Lançamento: 2015

Sua vida nunca foi simples, passou todos os anos da escola, sendo acompanhada e auxiliada por adultos e nunca conseguiu construir as amizades que gostaria de ter. Isso mudou no ultimo ano, Amy convence sua mãe a trocar seus auxiliares por alunos de sua escola para que dessa forma ela possa finalmente fazer amigos. Dentre seus cuidadores novos, Matthew é o que ela mais se aproxima e durante o livro eles desenvolvem uma amizade muito verdadeira e pura.

Amy tem seus problemas muito claros e difíceis de ignorar, com o tempo ela passou a aceitá-los da melhor forma que pode. Mas Matthew sempre foi um garoto muito reservado e conforme os dois convivem Amy percebe que pode ajudar o amigo da mesma forma que ele a ajuda.

Eu gostei muito desse livro, nem sei se vou conseguir passar o que eu senti durante a leitura mas vou tentar. Nunca tinha lido nada que retratasse um personagem com TOC (Transtorno Compulsivo Obsessivo) e acho que não poderia ter sido apresentada a um personagem como esse em nenhum outro livro.

Cammie trata toda a situação de forma delicada e verdadeira, a realidade dos dois não é nada fácil e o leitor sente isso muito bem mas Amy & Mattew não é um livro dramático nem pesado, durante toda leitura eu continuei presa a história e sempre curiosa para descobrir como eles fariam para superar mais um obstáculo colocado em suas vidas.

Acho que é um livro muito bonito e que trata de emoções que todos nós conhecemos mesmo que sejam em escalas diferentes, a relação de melhores amigos e a relação que construímos com nós mesmos, porque na minha percepção todos temos coisas das quais talvez não gostemos muito mas que precisamos aprender a lidar e conviver.

0 Comentários