chick lit
Já ouviu falar de Chick-Lit? Já ouvi muitos comentários sobre e como vocês sabem eu detesto não saber sobre o que eu estou lendo, então fiz uma pesquisa e trouxe para vocês o que é Chick-lit.

“Chick”-“lit”, que termo é esse? Pra entender da onde ele vem temos que pensar na sua origem. O termo teve origem nos Estados Unidos em 1988 ele foi usado como gíria irônica para “tradição literária feminina” em um trabalho sobra pós-feminismo, se fizermos a tradução literal do termo temos que “Chick” é uma gíria para garotas e “Lit” é a abreviação de Literatura. Ou seja, chick-lit é um gênero de livros pra garotas certo? Não muito. Os livros desse gênero tratam de vida real, as história são fictícias e a grande maioria das autoras do gênero é mulher. O legal do Chick-lit é que são livros bem humorados e com personagens bem elaborados, ao ler você se sente tendo uma conversa com alguma amiga que conhece a anos. Algumas características são importantes para que a gente consiga visualizar o gênero, entre elas:
  • A protagonista está procurando o amor da sua vida ou superando um antigo relacionamento que deu errado.
  • Ela se encontra ou em um trabalho sem futuro ou busca subir na hierarquia de uma grande empresa.
  • Ela costuma trabalhar com publicidade, relações públicas ou em uma revista feminina,
  • O tom do livro é sempre leve e engraçado.
  • Normalmente a história é contada em primeira pessoa.
  • No fim do livro a heroína normalmente aprende a lidar com todos os seus problemas e aprende uma boa lição de vida.
Apesar dessas características, o gênero não é nada limitado, chick-lit engloba as mulheres desempregadas, as grávidas, as separadas, as recém casadas…É um leque enorme de possibilidades que o gênero explora. Entres os muitos livros famosos do gênero se encontram “Melancia”- Marian Keys, “O Diabo Veste Prada”- Lauren Weisberger e “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” – Sophie Kinsella, sendo que os dois últimos possuem adaptações cinematográficas conhecidas.
Espero que tenham gostado.
assinatura

0 Comentários