Bom dia, corujinhas!
Como essa quarta feira teremos o lançamento do último filme da saga “The Hunger Games”, o blog decidiu dedicar uma semana especial para essa série incrível! Teremos comparações, curiosidades, e muitas outras coisas!

Para começar, vou comparar um pouco o primeiro livro com o primeiro filme:
Livro:
Jogos Vorazes
O livro é narrado pela própria Katniss, o que trás uma visão muito diferente da do filme, nos mostrando todas as motivações de cada ação tomada pela protagonista. Você percebe que ela é muito mais fria, calculista e manipuladora do que imaginava, razão pela qual ela se dá tão bem com seu mentor, Haymitch, cuja personalidade é bem similar.
Também temos alguns personagens marcantes que não ganham sua devida atenção no filme, ou até foram cortados completamente:
Madge
FanArt de Madge Undersee entrengando o broche do Tordo à Katniss
  • Madge, a filha do prefeito do distrito 12, que é quem realmente dá o broche dourado do Tordo para Katniss. Ela foi cortada do filme para poupar tempo, decisão da própria Suzanne Collins;
  • A avox ruiva. O que diabos é uma avox? É um escravo da capital. Pode ser um rebelde, criminoso, fugitivo, endividado… Eles são mudos (a Capital corta suas linguas), e eles podem ser comprados pelos habitantes mais ricos da Capital, e muitos trabalham servindo os tributos. Nos trens, no apartamento onde eles ficam antes dos Jogos, etc. A avox ruiva, é uma menina que Katniss encontrou uma vez nas florestas perto do Distrito 12, um fugitiva de seu distrito natal. Ela viu a jovem ser capturada pela Capital, sem poder fazer nada para ajuda-la, já que isso revelaria que ela estava na floresta, algo ilegal, e poderia fazer com que ela fosse presa também Quando chegou em seu “apartamento” no centro de treinamentos, um dos avox que estava lá para servir os tributos do distrito 12 era justamente essa menina. Katniss se sentia extremamente culpada por não ter conseguido salva-la, e isso aumentou seus remorsos, ao ver o triste destino que a jovem teve: tornar-se escrava da Capital;
FanArt de Venia, Octavia e Flavius
FanArt de Venia, Octavia e Flavius
  • A equipe de preparação de Katniss: Flavius, Venia e Octavia são bobos maquiadores da Capital, aos quais Katniss acaba nutrindo grande afeto. Elas são futeis e ingenuos, mas são também divertidos e engraçados. Sua participação no filme foi reduzida a Flavius ter uma fala: “Acho que teremos que te dar outro banho antes de te levarmos para o Cinna”;
  • Portia. Quem é Portia, você me pergunta? Portia é a estilista de Peeta, que trabalha junto com Cinna. Você pode reconhece-la como a loira de cabelos estranhos que esta sempre por perto nos filmes, mas ninguém realmente sabe quem ela é.
  • Cães bestantes. Sabem aqueles que aparecem no final do filme e devoram o Cato vivo? Eles são extremamente diferentes da descrição fornecida no livros de Suzanne. Originalmente, cada mutante era uma versão bestial dos tributos mortos, o que apenas os tornava mais aterrorizantes, e, com certeza, mais interessantes que cachorros raivosos:
“Os olhos verdes que brilham para mim não são iguais ao de nenhum cão ou lobo, ou qualquer outro animal canino que eu jamais tenha visto. Eles são eminentemente humanos. Estou quase registrando a revelação, quando quando reparo o colar com o número 1 adornado com joias, e todo o horror me atinge como um raio. O cabelo louro, os olhos verdes, o número… é Glimmer.
(…)
Minha cabeça vai de um lado ao outro à medida que examino o bando, captando os diversos tamanhos e cores. O menos com a pelagem vermelha e olhos cor de âmbar… Cara de Raposa! E lá, o cabelo grisalho e os olhos castanhos do garoto do Distrito 9, que morreu enquanto lutávamos pela mochila! E o que é pior, a menos besta de todas, com uma pelagem escura e brilhante, imensos olhos castanhos e um colar onde está escrito o número 11 em palha trançada. Dentes cerrados destilando ódio. Rue…”
Capítulo 25 – Jogos Vorazes – Suzanne Collins – Tradução de Alexandre D’Elia
Personagens não foram a unica coisa que se perdeu na transição para as telonas. Muitas cenas engraçadas também desapareceram, como um Haymitch bêbado fazendo uma cena e desmaiando no palco no meio da Colheita do Distrito 12, os tributos interagindo (ou não) no refeitório, entre outras.
E agora…
Filme:
Mas é claro que a versão cinematografica não foi de todo ruim. Primeiramente, gostaria de uma salva de palmas para o cast que, convenhamos, estava de matar (ba dum, tssss)!
Os tributos da 74ª edição dos Jogos Vorazes
Os tributos da 74ª edição dos Jogos Vorazes
Uma mega vantagem do filme foi o o novo ponto de vista que ganhamos: um “por trás das cenas” dos jogos, o que acontecia na Capital enquanto os tributos se matavam na arena, e o que levava aos acontecimentos “planejados” para a arena:
Presidente Snow e Seneca Crane
Presidente Snow e Seneca Crane
  • As conversas entre Seneca Crane e o Presidente Snow, que nos permitem conhecer melhor o grande vilão da série, e também ver que Seneca não tinha a intenção de fazer o mal ( ele até possui certa inocencia que chega a ser chocante de tão fora do lugar que ela está), e sim, ele está apenas fazendo seu trabalho e tentando manter seu chefe/presidente feliz;
  • A revolta no Distrito 11 depois da morte de Rue, liderada pelo próprio pai da menina, que mostra o real estrago que a população poderia fazer caso ocorresse um levante, e também mostra a força bruta que a Capital esta disposta a usar para manter a população sob controle;
A sala de controle da arena
A sala de controle da arena
  • A conversa entre Haymitch e Senaca, que levou a mudança nas regras do jogo que permitia dois vencedores do mesmo distrito;
  • A manipulação dos jogos e da arena por parte dos controladores dos jogos. Incêndios, árvores caindo, bolas de fogo sendo lançadas, bestantes sendo projetados e inseridos, tudo era cuidadosamente plantado para que os jogos seguissem o rumo desejado.
  • A morte de Seneca após o desastroso fim dos jogos.
Exceto por essa visão a mais, o filme é bem fiel ao livro. Ele explora profundamente a relação entre os personagens presentes, e retrata, em toda sua riqueza de detalhes, a beleza desse mundo ficcional.
Ambos são obras incriveis, o que explica seu sucesso mundial e seu enorme fandom, também como ele merecer uma semana especial aqui no blog!
Fiquem ligados para muitos post incríveis essa semana aqui no blog!
Beijinhos,
IMG_2135

0 Comentários