Sempre fui apaixonada por contos, eles são curtinhos, interessantes e nos deixam desesperados por mais sobre os personagens. Na minha opinião, um conto bem escrito, termina e te deixa com vontade de saber mais, ele tem personagens "comuns" aos quais você se apega em poucas páginas, e Tesouros de Curitiba e Outras Histórias é um livro de contos que têm tudo isso!

Sobre o Livro:

Autor: Valter Cardoso
Editora: Fragmentos
Numero de Páginas: 148
Lançamento: 2016
Skoob.Onde Comprar: Saraiva
O livro ganhou esse nome por causa do primeiro conto, o maior deles, e provavelmente o meu favorito. Tesouros de Curitiba narra a história de um idoso e seus amigos que buscam desvendar um enigma pelas ruas da cidade. Como moro e Curitiba a muitos anos foi divertido acompanhar Miro e tentar desvendar com ele as pistas pro enigma. Já até falei com o autor, pedindo uma continuação desse conto, ambientado em um futuro distópico muito bem construído, Valter me impressionou bastante. É difícil construir cenários e mundos nos contos, mas ele faz isso muito bem.

O livro é composto de doze contos, a maioria deles é de realismo fantástico (gênero que extrapola a realidade sem seguir regra alguma) mas também conta com contos normais. Não vou falar muito dos outros contos porque é difícil falar deles sem acabar contando tudo, mas posso falar da escrita do autor. Ele transita entre gêneros muito bem, contos leves e até engraçados são contrastados com contos com uma moral forte, tristes ou até reflexivos.

Eu gostei muito da experiência com o livro, quando eu falo que são contos bem escritos, quero dizer que ler uma vez só não basta, cheio de detalhes os textos de Valter vão precisar que você dê uma segunda olhada para pegar essas pequenas informações que são importantes mas não cruciais para a história.

O livro é pequenininho mas tem uma edição delicada e impecável, por ser de contos é perfeito para andar na bolsa e ler rapidinho entre um compromisso e outro. Não achei nenhum erro de revisão e as páginas são amareladas e confortáveis para a leitura. Cada capítulo tem como ilustração um dos símbolo da capital paranaense, o pinhão formando uma flor. Apesar de ter um conto ambientado em Curitiba, você não precisa conhecer a cidade para apreciar a escrita do Valter, se você nunca veio a cidade com certeza vai se interessar por ela a cada enigma que o conto nos apresenta.

18 Comentários

  1. Olá Vitória!! Amei a resenha...Adoro contos fantásticos...Livro pequenininho é tão bom pra ler nas horas de fuga do mundo real rsrs Parabéns pelo blog lindo...Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vitória!
    Se eu lesse esse livro, certamente seria principalmente pelos contos "normais". Adoro contos, mas esses que nos aproximam da realidade, fantasia não faz muito o meu estilo. Adorei a indicação, a escrita do autor parece ser agradável e eu gostaria sim de conhecer melhor a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola
    nao gosto muito de contos, mas adoraria poder conferir esse em especial. Essa é uma indicação muito especial e ainda espero poder conferir. Deve ser uma leitura bem leve e agradável.
    beijos, fer

    ResponderExcluir
  4. Olá Vitória,
    Adoro contos, pois as histórias são curtas e temos muitas bem construídas, o que agrada demais.
    Gostei bastante da ideia de se passar em Curitiba e serem contos de Realismo Fantástico. Fiquei curiosa para conhecer esse primeiro conto que deu nome ao livro e que te agradou tanto.
    Anotei a dica, obviamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Acredito que esse livro deve ser mesmo interessante. Eu já li (e tenho também) um livro de contos e lendas da minha cidade. São incríveis as histórias dos lugares ao nosso redor e que explicam várias coisas que você tinha na mente apenas como "sempre foi assim" (pelo menos na minha experiência). Obrigado por compartilhar essa obra conosco. Sua resenha foi perfeita!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Eu adoro livros de contos justamente para intercalar com outros livros e para leituras leves. Achei bem bacana a premissa desse é já anotei sua dica.
    Bja

    ResponderExcluir
  7. Oi Vitória!

    Eu to numa vibe maravilhosa de ler livros de contos e esse me chamou já a atenção. Me parece ser maravilhoso e muito leve de ler e eu to procurando justamente leituras assim. Eu adoro livros com realismo fantástico, então fiquei bem contente em perceber que o livro possui isso. Adorei a sua resenha.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu adoro contos também, e esse livro me chamou a atenção por serem contos fantásticos. Imagino que, para quem mora em Curitiba, essa primeiro tenha sido bem divertido, pois podemos imaginar bem a cidade, mesmo que seja em um futuro distópico. Gostei da dica, e se tiver a oportunidade com certeza lerei.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Eu adoro contos, e adorei a ideia desses. Achei muito bacana a questão de desvendar os tesouros da cidade, principalmente para você que mora aí. Amei conhecer a obra e fiquei super curiosa para fazer a leitura. Amei a dica!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de conto, mas confesso que a forma que você falou sobre eles, tanto é que me deixou curiosa pra ler.
    Eu acho que nunca li nada de realismo fantástico, mas que bom que o autor soube intercalar os gêneros!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente adoro livros de contos. Eu diria que talvez seja o que mais gosto de ler. E pra melhorar sou apaixonada por Curitiba e adoro realismo fantástico. Posso dizer que, mal conheço esse livro mas já admiro pacas, já quero. E olha que pra um livro me ganhar de cara não é fácil, mas esse conseguiu. O fato de você dizer que o autor passa por vários gêneros e cheios de detalhes, só afirmou mais ainda minha curiosidade. Adorei o post.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu também adoro contos, e assim como vc disse adoro quando eles terminam e você precisa desesperadamente de mais páginas sobre ele, porque a pequena história era boa de mais.
    Gostei de saber que alguns se passam na sua cidade, e que são idosos que estão desvendando os mistérios e tesouros dessa região.
    Louca para ler

    ResponderExcluir
  13. oh, eu amo livros de contos e essa edição está uma gracinha *--*
    acho que iria curtir os contos mais tristes e reflexivos, mas de qualquer forma, leria a obra por inteiro, já que é tão curta...
    anotei a sugestão... bjs ^^

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Vitória pela ótima resenha. Obrigado também a todos os comentários e interesses. A página do facebook do livro tem mais algumas informações - https://www.facebook.com/TesourosdeCuritiba

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Curitiba é uma cidade que eu tenho muita curiosidade de conhecer ♥ Ainda não conhecia este livro, mas, mesmo não sendo fã de contos, gostei da premissa, principalmente quando você disse que o autor transita muito bem entre os gêneros, desde o divertido até o reflexivo. Gostei mesmo.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Vitória!
    Não conhecia o livro e achei bem interessante o problema é que eu não leio contos. Preciso superar essa minha rejeição a narrativas curtas, e até conseguir vou acumulando dicas para ler. Achei a capa bem fofinha e vou anotar a dica para quando eu finalmente der uma chance aos contos. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  17. Eu também leio contos e os amo pelos mesmos motivos, é uma história direta, sem muita trama desnecessária, que nos faz querer sempre mais. Nunca fui a Curitiba, por isso acho que o livro me deixara mais curiosa para conhecer a cidade, a escrita parece ser a essencial para um bom conto, quero ler

    ResponderExcluir
  18. Oi Vitória, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda mas devo admitir que já chamou minha atenção, eu sou meio suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e acredito que esse cumpre o papel. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e que recomenda, isso aumenta muito mais minha curiosidade. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir