Bom dia, corujinhas! Hoje nosso especial chega ao fim, e para acabar com estilo, trouxe um livro que é baseado em um dos meus clássicos favoritos: Orgulho e Preconceito.


Sinopse: "Admiradora de Jane Austen, a romancista Jo Baker perguntava-se quem seriam aquelas presenças pontuais e quase inumanas que serviam à mesa ou entregavam um recado para os personagens de Orgulho e preconceito, um dos romances mais recontados em versões literárias desde a sua publicação, há duzentos anos. Por trás de cada descrição da toalete das irmãs Bennet havia certamente o trabalho de uma criada, e cada refeição servida implicava uma cozinheira, um mordomo para servi-la. Qual seria a história não contada desses personagens? “As Sombras de Longbourn” é o romance dessas figuras invisíveis. Sob o comando da governanta e cozinheira sra. Hill, trabalham Sarah e Polly, duas jovens trazidas de um orfanato quando ainda eram crianças para trabalhar na casa. O mordomo idoso, sr. Hill, serve à mesa e divide a administração da casa com a sra. Hill. Os quatro formam um pequeno exército de empregados que labuta dezoito horas por dia para que a família Bennet goze do máximo conforto possível. A chegada de James Smith, um jovem lacaio recém-contratado, irá movimentar o andar de baixo da casa, revelando antigas tensões entre empregados e patrões."
Uma história no estilo Downton Abbey, e com constantes referencias a personagens que eu amo, me parecia irresistível! O livro é dividido em três partes: a primeira é o desenvolvimento dos personagens e seus relacionamentos, a segunda é o desenvolvimento do casal protagonista até o conflito principal, e a terceira é um back-story mais a conclusão da história.

Como esperado, esse livro realmente me encantou. Ele não apenas faz referencias, mas espante a história original de um jeito incrível. Eu adorei ver as interações dos novos personagens com os originais, e ver que coisas que eu tinha reparado em Orgulho e Preconceito, e que eram muito sutis, também estavam presentes aqui, e com maior destaque.

A escrita é um uma linguagem clássica e mais antiga e formal, similar a de Jane Austen, o que foi outra coisa muito importante para mim. Se a autora tivesse utilizado uma linguagem mais moderna, com certeza não teria tido o sucesso que teve.

Mas o que mais me impressionou foi a terceira parte do livro. O back-story apresentado realmente me surpreendeu, por ser muito criativo e completamente inesperado. toda a história de vida do personagem apresentado, desde a infância, passando por guerra, exílio e traumas horríveis, me comoveu muito. E o final da história me emociona, por ser um final feliz tão sofrido, tão difícil de conquistar, e tão merecido.

Essa leitura me encantou, e eu com certeza a indico para amantes de romance, principalmente romances de época. 

Ficha do Livro:
  • Autora: Jo Baker
  • Páginas: 456
  • Lançamento: 2014
  • Editora: Companhia das Letras
E lembre-se que hoje é o último dia para participar do nosso sorteio! O ganhador vai poder escolher um dos 12 livros resenhados durante o especial! Para descobrir como participar, vejo o video a seguir:

1 Comentários

  1. Oi Vitoria, tudo bem?
    Eu tenho muito vontade de ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo. Esta é a primeira resenha que leio dele, e fiquei ainda mais interessada em conferir.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir