Bom dia gente,

A resenha de hoje é sobre um livro que me marcou muito desde as primeiras páginas. "Sorrisos Quebrados" é um romance sobre superação e sobre seguir em frente. Foi uma história que me fez chorar, rir e me apaixonar pelos personagens.



Sobre o livro:


Autora: Sofia Silva
Editora: Valentina
Número de Páginas: 232
Lançamento: 2017
Skoob.
Compre Já! 

Acho que a história de Paola foi a primeira que me fez temer a próxima página. Já no primeiro capítulo eu fui sugada pra história e me apeguei à protagonista. Mas apesar do começo arrebatador, Sorrisos Quebrados cai um pouco no clichê de um romance sensual.

André é um homem que direciona sua vida inteira para melhorar a vida de Sol, sua única filha, que mesmo com pouca idade tem que enfrentar alguns traumas do passado. Todo amor que tem na vida, é para Sol, desde que sua ex-mulher saiu de cena. Já Paola tenta seguir a vida, agarrada à todos os momentos de felicidade e tentando se acostumar com as cicatrizes que carrega. 


"Estou rindo. Sim, estou rindo. Não me importo com o contorno dos meus lábios ou com a pele cicatrizada que encolhe e estica de forma estranha. Nada disso importa porque, nesse momento, estou feliz, e isso... isso nunca acontece." 

Ao se encontrarem, Paola e André não tem uma boa impressão um do outro, mas Sol acaba sendo a chave para unir esses dois corações quebrados em busca de conforto. "Sorrisos Quebrados" é um romance que me tocou bastante desde o início. 

O casal tem muitos obstáculos pessoais, e é interessante acompanhar os dois superando os traumas e encontrando a paz um no outro. Mas apesar desse romance ser bonito e cativante, eu senti que ele aconteceu de uma forma meio estranha. 

Infelizmente terminei esse livro bem confusa sobre o que tinha achado. Eu amei os temas tratados, a forma que a terapia é valorizada, a fragilidade de uma vítima e também a clareza que Paola tem sobre o que aconteceu. Mas ao mesmo tempo tinha ficado muito irritada com as atitudes de André e com o relacionamento deles. 

Outra coisa que me incomodou um pouco era como todos os personagens tinham uma história muito detalhada e específica. Não que personagens secundários tenham que ser unidimensionais, mas em alguns momentos o foco da história desviou um pouco e me deixou incomodada.


"É tão difícil mostrar nossas fraquezas. Como se amar alguém que não merece fosse um ato vergonhoso. Que nós somos fracos por amarmos."

No fim da leitura, eu virei a última página com o coração quentinho mas com a sensação de que a autora aumentou alguns problemas para a história se prolongar um pouco. Mas tirando essa sensação, eu gostei bastante da história, a autora portuguesa Sofia Silva praticamente fez história ao receber destaque com o livro lançado de forma independente. 


Talvez esse não seja o livro que mostra o total potencial da autora, mas espero ler a continuação da série e enxergar algumas melhoras na forma de construir os personagens secundários e também os problemas do enredo. 

Bom, num panorama geral eu gostei do livro e estou disposta à ler os outros livros da autora e conhecer mais personagens encantadores e fortes assim como Paola. 

Conheça outros livros da autora! 


8 Comentários

  1. Oi Vi! Essa é a primeira resenha deste livro que eu leio que pontua pontos fracos na narrativa, e já li muitas resenhas sobre ele! Obrigada! Eu estava me perguntando como seria a leitura dele, afinal, só via elogios e eu sou meio do contra quando tem algo muito hypado, sabe.. Foi bom ver uma opinião diferente das que eu já tinha lido. Obrigada!

    Bjoxx ~ Aline ~ Stalker Literária ~ ��

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a protagonista, e para saber um pouco mais sobre como será a sequência. Todavia, eu ainda não consegui me sentir atraída o suficiente por essa obra a ponto de dar uma chance a ela, quem sabe no futuro não é mesmo.
    Uma pena que várias partes da obra não te agradaram, espero que a sequência seja melhor.

    Beijos,
    Andy StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Não sei se leio ou se não leio o livro. Pelos temas tratados especificamente. Sei que ela já escreveu mais dois livros, mas ainda fico temerosa na leitura e sobre o que vou achar. Acho que esta questão de terapia é primordial, mas deve ser bem atrelada na história.

    ResponderExcluir
  4. Lamento que a história não tenha te agradado completamente, que você não tenha gostado de certos pontos. Mas este é um dos meus livros preferidos da vida, que mexeu comigo desde a primeira página e me fez chorar, me fez sofrer e torcer por esses três personagens tão marcados pela vida (Paola, Sol e André). Tudo o que a Paola sofreu é real, quando consideramos que muitas e muitas mulheres vivem situações de violência doméstica. E os traumas da pequena Sol, a maneira como ela e a Paola se curam juntas... foi simplesmente maravilhoso acompanhar a cura delas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vitória, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, adorei saber que a autora trabalhou bem a importância da terapia, assim é uma pena que ela tenha estendido um pouco demais o enredo. Adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Vitória!
    Já li livros que também me deixaram confusa sobre o que senti ao terminar a leitura . Esse livro parece abordar um tema delicado e talvez a prolongação de algumas situações seja para enfatizar a superação. Não é o tipo de leitura que costumo realizar, mas talvez me aventure por essas páginas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu já li esse livro há algum tempo e curti o romance, mês passado li o segundo livro mas não me agradou menos que Sorrisos Quebrados (tem ainda mais destaque para personagens secundários), estou curiosa para ver o que você vai achar das continuações.

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Eu quero muito ler esse livro, está na minha lista faz teeempo e sempre que leio uma resenha sobre ele minha vontade de ler aumenta um tiquinho! Com a sua aumentou bastante pq adoro protagonistas que fazem a gente se apegar logo no começo! ❤

    ResponderExcluir