Olá Corujinhas!!
Você sabe a diferença entre Conto e Crônica?
Recentemente eu fiquei procurando o que sabia sobre eles e as diferenças entre os dois não ficaram muito claras na minha cabeça. Leio muito dos dois, mas será que sei distinguir um do outro? Você sabe?

Primeiro temos que saber o que é cada um, depois vou explicar o que os diferencia:

Crônica

A crônica é o único gênero literário que foi criado para a imprensa, tanto em revistas quanto em jornais. Ela é escrita voltada para um público determinado que se repete sempre, o que faz o escritor criar uma proximidade maior com os leitores. Ela oscila entre o jornalismo e a literatura, normalmente um texto rápido que retrata a visão particular do autor sobre assuntos diversos, tratados na atualidade ou não, onde o humor é muito presente. Com a linguagem coloquial descompromissada e muito próxima do público a crônica também pode tratar de assuntos sérios sob a estética de uma conversa com o leitor.

Conto

O Conto é um texto curto, em prosa, que tem os mesmos componentes de um romance. É preciso e denso, ele tem que causar algo no leitor, emoção ou excitação. O conto, ao contrário da crônica, é pesado. Ele deve inquietar e provocar o leitor. As personagens que aparecem são mais densas, dramáticas e estão sempre em conflito, a procura de um desfecho. O conto apresenta um conflito só, um ciclo completo, onde todas as personagens giram em torno do conflito. Algo interessante no conto é que ele não precisa ser real, fantástico ou não, ele pode trazer ocasiões incomuns, já que não busca diretamente que o leitor se reconheça nos acontecimentos.

Diferenças

As principais diferenças entre os dois são o tempo, a apresentação da personagem e o desfecho. A crônica é rápida, trata de um momento, um flash e com humor retrata esse momento. Já o conto pode se passar em dias ou anos, com um tempo psicológico ou cronológico. As personagens de um conto são estáticas, normalmente pouco do caráter delas é explorado mesmo sendo muito descritas, já as personagens das crônicas normalmente não são descritos e cabe ao leitor imaginá-los do zero. A falta de desfecho é uma das principais características da crônica, o autor deixa o raciocínio em aberto e a mensagem cabe ao leitor absorver e interpretar. No conto o inverso acontece, normalmente com um fim claro, o autor termina o pensamento junto com o leitor quando chega ao fim do texto.
Claro que hoje em dias os gêneros se misturam e o autor tem liberdade para passear entre diversos gêneros em um só texto, mas essas são basicamente as diferenças e definições de um conto e uma crônica. Espero que tenham gostado de conhecer!
Fontes da pesquisa: fonte 1fonte 2

0 Comentários