Nossa entrevista de hoje é com a nossa nova parceira, Ana C. Martines, escritora do livro O Caminho Certo publicado pela editora Angel. Mas vou parar de enrolar e começar a entrevista logo.

Vivi – Sei que é uma pergunta bem clichê, mas você teve alguma inspiração para a criação de seus personagens? Eles são inspirados em pessoas reais? Tem algum personagem que se assemelha muito a você?
Ana – Não é clichê não! Na verdade, considero essa pergunta bem difícil de ser respondida, rs. A Paloma tem um pouco de mim… Não, acho que eu tenho um pouco dela. Ela precisou ser forte sozinha, se reerguer sozinha, e recentemente passei por situações que exigiram isso de mim também, mas nossa semelhança acaba aí. O Ricardo é o meu amor literário… Não conheço ninguém como ele, mas ele é aquele garoto que me faria suspirar, praguejar e me apaixonar. Acredito que a personagem que mais se assemelha a mim na história é a mãe de Paloma. Coloquei muito dos meus pensamentos dela, meus medos e até alguns segredos, rs.
Vivi – Você consegue escolher sua personagem favorita no seu livro? Porque ela é a que mais gosta?
Ana – Não consigo! Sinto como se eu estivesse traindo os outros personagens, rs. A Paloma eu odiei no começo, era esse o propósito, que todos a odiassem, mas se apaixonassem aos poucos por ela. O Ricardo é minha paixão desde o princípio. O Miguel e a Marina estão me conquistando mais ainda nesse segundo livro… E preciso mencionar o Fernando… Ah, o Fernando é o pai que eu queria para mim! rs
Vivi – Sei que é uma pergunta muito difícil, mas preciso faze-la, qual seu livro, ou livros, favoritos? Tem uma personagem favorita também?
Ana – Na verdade, não é tão difícil, rs. Meu livro favorito é o Como Eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes. Gosto de livros que me fazem chorar e, se eu falar um pouco mais sobre ele, mesmo agora que já faz uma vida que li, eu começo a chorar, rs. Personagem favorito… Posso dizer o Travis, de Belo Desastre. Ele é o meu marido literário, e não o troco por ninguém, rs.
Vivi – Enquanto você escrevia, você mostrou seus progressos para alguém? Pediu opinião e concelhos? Ou só mostrou aos olhos do público depois que considerou pronto?
Ana – Mostrei para muitas pessoas! Minha melhor amiga, Marina, leu cada capítulo assim que eu escrevia, e foi me incentivando a escrever mais. A Fernanda Bizerra também, que tornou-se uma querida❤ Não posso deixar de mencionar a Nathy Costa. Se não fossem por elas, acho que não teria terminado o livro!
Vivi – Em relação a escrita do livro, você é perfeccionista? Como soube que estava pronto, que não tinha mais nenhum detalhe a ajeitar?
Ana – Eu sou MUITO perfeccionista! Fiz três revisões no livro, além da revisão que a editora fez. Eu mudaria mais, ajeitaria mais… Mas me impedi de fazer isso. Não confio no meu taco, não acho que está bom o suficiente e, no fundo, nunca vou achar. Então decidi deixar nas mãos do público essa opinião. Dei o meu melhor, e espero que isso basta!
Vivi – Escrever sempre foi algo importante para você? Ou só surgiu depois que estava com a ideia do livro na cabeça?
Ana – Escrever sempre foi um escape para mim. Quando estou muito mal, é no texto que desabafo. Antes eu escrevia no Tumblr, aí comecei a escrever textos maiores… Textos que ninguém nunca leu, e nunca lerá, pois são sombrios demais. Mas é a única maneira de eu curar o meu coração ou, ao menos, expressar o que estou sentindo. É como uma terapia!
Vivi – Bate e volta, essas são perguntinhas só de curiosidades, para conhecermos um pouquinho mais de você. Qual o livro que você leu que todo mundo gosta, mas você não suporta?
Divergente.
Qual escritor que você nunca leria?
George R.R. Martin
Tem alguma personagem que você gostaria de não ter conhecido?
A Celeste, de A Seleção. Não queria ter me encantado por ela no último livro
Qual a personagem que você ama de paixão?
Feminina? Clara Albuquerque, de O Descompasso Infinito do Coração. Nunca me identifiquei tanto com uma personagem!
Que livro que te fez chorar muito?
Como já citei outro… O Guardião, Nicholas Sparks❤
Qual o melhor cenário para ler?
Praia!
Lugar favorito?
Meu quarto.
Viagem dos sonhos?
Disney.
Para conhecermos um pouquinho mais sobre o livro aqui está o book trailer:
Gostaram de conhecer mais essa escritora incrível?