Olá meus queridos, ou melhor, corujinhas!
Minha família sempre buscou desenvolver a minha leitura durante a infância, assim como a dos meus primos. Para isso, comumente recebi livros em datas comemorativas dos meus pais, tios, avós e amigos da família. Agora que cresci, participo das compras de natal do meu núcleo familiar e vejo o quão difícil é acertar na hora de escolher livros para crianças.

Mesmo podendo pedir ajuda aos atendentes das lojas, prefiro não o fazer. Quando peço para me indicarem algum livro, na maioria das vezes eles não trazem o que eu esperava e eu saio da livraria de mãos vazias. Se o lojista não acerta no que o cliente está dizendo que deseja, quem disse que vai saber o que é melhor para uma criança que não conhece?
Afim de facilitar as nossas vidas, então, fui à livraria mais próxima da minha casa e pedi ajuda aos meus primos (sete e onze anos) que me ajudassem a encontrar obras que eles gostariam de receber ou que algum de nós já tenha lido na infância e gostado.
  • Palavra Cigana – Florencia Ferrari
crianças 2
Quando menor, minha mãe costumava ler para mim contos como os de Histórias de Bruxa Boa (publicado em 2004). Com a mesma ideia, o livro Palavra Cigana, que ficou em segundo lugar em melhor ilustração de livro infantil ou juvenil da 48 edição do Prêmio Jabuti, traz seis contos sobre a vida cigana que, além de divertir as crianças, as influenciam contra o preconceito existente pelas diferentes culturas.

• A Droga do Amor – Pedro Bandeira
crianças 1
Na minha sétima série, com 12 para 13 anos, Pedro Bandeira foi a sensação das aulas de português. Mesmo sendo obrigados a ler os livros do autor, os alunos gostavam da leitura, o que raramente ocorria na época. Essa obra, parte da série Os Karas, trata das aventuras dessa turma ao investigar o sequestro do cientista Hector Morales, que criou a cura para a doença que transformava o amor em morte, ao chegar no Brasil.
  • Turma da Mônica: Lendas Brasileiras – Maurício de Souzacrianças 5
A união de símbolos da cultura nacional, a turma da Mônica com folclore brasileiro, não poderia ser nada menos que sensacional. Esta obra contém 208 recheadas com contos da nossa cultura, como Negrinho do Pastoreio, Iara e A Mula Sem Cabeça e é indicada para crianças a partir de 4 anos, podendo ser parte do processo de alfabetização infantil.

• Ser Feliz É Assim – Jennifer E Smith
crianças 4
Romance da mesma autora de Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, este livro pode ser o início da jornada pelos Young Adults para pré-adolescentes. Nesta obra, uma amizade virtual se inicia quando Graham, um ídolo adolescente, envia por engano uma mensagem sobre seu porquinho de estimação para Ellie, uma garota comum. A relação chega à realidade quando o ator é convidado à filmar na cidade onde mora Ellie, e a partir deste momento, as diferenças da realidade dos dois passam a ser obstáculos à relação.
  • Caçadas de Pedrinho – Monteiro Lobato
crianças 3 O Sítio do Picapau Amarelo é uma série que contém 23 volumes, representantes da literatura infantil brasileira. Dentre as obras, encontram-se Reinações de Narizinho, Memórias de Emília, Serões de Dona Benta e este, Caçadas de Pedrinho. O ultimo convida as crianças a divertir-se com as aventuras de Pedrinho, Emília, Narizinho, Masquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa em busca da onça-pintada após a descoberta da descoberta do Marquês, de que esta rondava as proximidades do Sítio do Picapau Amarelo.
Um abração,
ass ana