Dando início a nossa Retrospectiva 2015, começaremos falando sobre os gêneros literários! No ano de 2015 nós tivemos quatro grandes gêneros literários que surgiram e praticamente tomaram todas as prateleiras. São eles:

livros2bromance2bde2bc389poca2bdica2bde2bleitura2bcopyApesar de serem chamados romances de época muitas vezes o foco da narrativa não passa nem perto do contexto histórico em que o enredo está situado, sendo assim existem dois tipos de romances de época; os que retratam com muitos detalhes o meio histórico e trazem a realidade muitas vezes caótica da época; e outros que apenas situam seus personagens na época mas não fazem com que o período seja foco da narrativa, muitas vezes trazendo aspectos contemporâneos para seus personagens.
  • LIVROS INTERATIVOS
jardim-secreto-floresta-enccantada-livros-para-colorirO fenômeno dos livros interativos começou com “Destrua Seu Diário” em 2013 e esse ano teve seu ápice (na minha opinião) com os livros de colorir. Livros como O Jardim Secreto e outros da mesma linha renderam certa de  R$ 25,18 milhões de reais até maio desse ano. O livro Jardim Secreto sozinho vendeu mais de 88 milhões de cópias só no Brasil até o mês de maio. Ou seja, esses livros tomaram as prateleiras e também foram um dos motivos para que o mercado editorial passasse melhor pela crise atual.
Esses chegaram aos montes, já fiz um post sobre isso e me detenho a parafrasear o que já disse:
“Eu nunca liwishlist-livros-youtubers nenhum livro de Youtuber ainda por falta de oportunidade, mas tenho vários na minha lista de desejados. Eu acompanho a vida dessas pessoas pelo canal e tenho sim vontade de saber mais sobre sua vida ou apenas conhecer uma história que eles tenham para contar. Não é porque são famosos no meio do entretenimento de massa que não são capazes de escrever grandes livros. Qual o sentido em desencorajar alguém a escrever? E principalmente porque todo esse movimento preconceituoso que não quer que as pessoas leiam?”
Livros desse estilo estão entre os 10 mais vendidos durante o ano de 2015, o que deixa no ar… Não podemos subestimar esse tipo de livro!
  • LIVROS HOT
eroticos-em-altaOs livros Hot estão no mercado literário a muito mais tempo. Desde de 2012 que as editoras internacionais dão atenção a esse tipo de gênero, mas apenas em 2013 que esse movimento (se posso chamar assim) chegou ao Brasil. Se eles estão a tempos fazendo sucesso, porque estão na retrospectiva?Fácil, porque esse ano, com o lançamento do filme 50 Tons de Cinza o gênero ganhou uma visibilidade muito maior e com isso caiu no gosto do público brasileiro!
É isso ai corujinhas! Esse foi o primeiro post da nossa retrospectiva!! Mas se quiserem saber mais sobre alguns outros gêneros é só conferir nossa coluna!

0 Comentários