época
De uns tempos pra cá percebi um tipo de invasão de Romances de Época nas prateleiras das livrarias e curiosa como vocês sabem que eu sou fui atrás de fazer uma pesquisa e apresentar esse gênero que está tão presente ultimamente.
O gênero surgiu primeiramente na Inglaterra em 1921 com livros do período regencial britânico, mas ganhou força apenas em 1972 nos Estado Unidos com a publicação de Kathleen Woodiwiss “A Chama e a Flor” (tradução livre), que foi o primeiro a retratar as personagens dentro de seus quartos. Esse livro também foi importante por ser o primeiro romance de um volume só a ser lançado primeiramente em paperback e como os romances da época foram distribuídos em em farmácias e outras lojas de massa.
O sucesso desses livros criou um novo estilo de escrita que consistia principalmente em uma heroína indefesa e um herói que a salva, mesmo que ele tivesse sido o culpado da situação de perigo em que ela se encontra. As capas normalmente apresentavam a heroína sendo puxada ou segurada pelo herói o que fez com que os livros fossem apelidados de “bodice-rippers” ou rasgadores de corpetes. Em um artigo em 1980 no “A Wall St. Journal” esses livros foram comparados a um Big Mac, “São suculentos, baratos, previsíveis  e devorados avidamente por uma legião de fãs.” Hoje em dia o termo “bodice-rippers” é obviamente considerado ofensivo.
Mas esse estilo de romance de época não é igual ao que encontramos nas livrarias nos dias de hoje, os livros que encontramos nas livrarias atualmente retratam mulheres independentes e fortes, que se apaixonam por homens que reconhecem sua força e admiram a amada.
Apesar de serem chamados romances de época muitas vezes o foco da narrativa não passa nem perto do contexto histórico em que o enredo está situado, sendo assim existem dois tipos de romances de época; os que retratam com muitos detalhes o meio histórico e trazem a realidade muitas vezes caótica da época; e outros que apenas situam seus personagens na época mas não fazem com que o período seja foco da narrativa, muitas vezes trazendo aspectos contemporâneos para seus personagens.
Espero que tenham gostado,
20140410-030906-PM.jpg

0 Comentários