Hoje (6/01) é comemorado o aniversário do maior personagem fictício já inventado. E o Corujas não podia deixar esse dia passar sem trazer para vocês alguns fatos super interessantes sobre o personagem e seu criado, Arthur Conan Doyle.

Sherlock é um dos meus personagens favoritos desde sempre então fazer a pesquisa para esse post não menos do que agradável! Tenho algumas curiosidades incríveis para dividir com vocês e espero que gostem!
  1. A primeira aparição de Sherlock Holmes é no conto “Um estudo em vermelho” que Doyle escreveu após se inspirar no detetive de Edgar Allan Poe. O conto foi vendido por 25 libras a um pequeno jornal.sherlock_holmes_silhouette_t
  2. Em 2008 uma pesquisa feita pela UKTV – Gold na Inglaterra concluiu que 58% da população britânica acreditava que Sherlock era uma figura real e que tinha vivido no final do século 19. Em 2011 uma pesquisa online realizada pelo site Ask Jeeves onde dos 1000 entrevistados 21% acreditavam que Sherlock era real.
  3. O primeiro nome do personagem foi Sherringford Holmes, mas antes mesmo de escrever o primeiro conto Doyle trocou para o nome que conhecemos.
    isparta-polisi-sherlock-holmes-gibi_712412_340_226
    Robert Downey Jr como Sherlock Holmes
  4. Depois de “Um estudo em Vermelho” Holmes só voltou a aparecer um ano depois quando Arthur foi convidado a um jantar no hotel London’s Longham. Lá ele e Oscar Wild foram convidados a escreverem para a revista Lippincott  e então Wilde escreveu O Retrato de Dorian Gray e Doyle decidiu trazer o detetive de volta.
  5. Nos primeiros contos em que Sherlock aparece ele demonstra um grande conhecimento da cidade de Londres, porém o autor não conhecia a cidade e escreveu tudo baseando-se em um mapa dos correios.
    MAN WEARING SHERLOCK HOLMES
    A imagem mais reconhecível do detetive.
  6. Uma curiosidade bem impressionante é que Conan Doyle não acreditava que Sherlock fazia valer seu talento na literatura. E por isso a decisão de matar Sherlock no conto “O Problema Final” não gerou nenhum arrependimento no escritor. Em uma entrevista ele chegou a declarar: “Eu tive uma overdose dele como tive com patê de fígado, comi por tanto tempo que quando escuto o nome hoje chego a me sentir enjoado.Mas devido a pressão popular, que foi enorme, ele se viu obrigado a trazer Holmes de volta.
    O Museu do Sherlock Holmes foi montado na Baker Street 221B
  7. A residência 221B na rua Baker Street não existiu até 1930 quando a rua foi renumerada e por isso ficou maior. O endereço do detetive pertencia a Aubrey National que era um edifício de Art Deco. Com a criação do número 221B a empresa passou a receber
    Sherlock
    Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes na série da BBC.
    muitas cartas endereçadas ao Sherlock, as cartas continham possíveis casos e recados ao detetive. Foi tanta a procura que a empresa dona do edifício teve que criar um grupo de secretários que passaram a ser responsáveis apenas por receber e catalogar essas cartas.
  8. “Elementar, meu caro Watson” todos conhecem essa frase como sendo a principal marca de Sherlock, porém ela não aparece em nenhum dos livros escritos por Conan Doyle! Não se sabe ao certo de onde ela surgiu, mas provavelmente ela apareceu em alguma peça teatral e passou a fazer parte da identidade do personagem.
A maioria das informações que citei para vocês veio da introdução do livro The Greatest Adventures of Sherlock Holmes, um livro que reúne as quatro novelas de Conan Doyle e mais 44 histórias em que o detetive aparece.