Ola gente!!

Nosso especial de 12 dias de Romance chegou ao fim e estamos de volta à nossa programação normal! Depois de tanto romance, nada melhor do que um livro de ficção científica! Perdido Em Marte foi adaptado para o cinema em 2015 e apesar de parecer escrito para as telonas a história de Mark Watney, na verdade é um livro. Cheio de ação e com uma narrativa instigante, Perdido Em Marte é um exemplo de boa literatura.
Sobre o Livro:


Autor: Andy Weir

  • Editora: Arqueiro
  • Numero de Páginas: 336
  • Lançamento: 2014
  • Skoob.

Eu assisti ao filme já faz um bom tempo, e apesar de não ser a maior fã de filmes no espaço, foi impossível não me interessar pela história de Mark. O personagem é extremamente carismático e muito bem escrito. Eu confesso que não achei que fosse possível o livro retratar toda a experiência que temos no filme. Afinal, não existem imagens prontas, como o autor descreveria momentos em que simplesmente não há som?

Pois bem, vamos voltar a isso logo logo. Primeiro quero apresentar Mark Watney! Ares 3 é a terceira missão da NASA para Marte. Composta de seis membros, eles deveriam colher amostras, fazer experimentos e voltar para Terra,  Mas uma tempestade de areia no planeta vermelho cortou a missão deles no meio, a Ares 3 teve que sair correndo do planeta e voltar para orbita.




Mark Watney é o sortudo que ficou em Marte. Ele foi atingido por uma antena, seu equipamento de comunicação quebrou e junto com ele ficou impossível que seus companheiros soubessem que ele havia sobrevivido. Pois bem, sua equipe foi embora, está a caminho da Terra e Mark ficou sozinho em um planeta sem vida, sem comida, sem resgate.

Mark é engenheiro e botânico e graças a essas duas especialidades ele dá conta de sobreviver. Com uma gambiarra atrás da outra ele precisa ficar vivo até a próxima missão Ares chegar, só que isso só vai acontecer alguns anos a frente em um outro ponto do planeta.

Não posso falar muito mais que isso, pois não quero sair contando as melhores partes. O livro é muito parecido com o filme! Algumas falas são exatamente iguais e não lembro de nenhuma cena importante ter sido cortada. Agora, porque ler o livro se o filme é tão fiel?

Porque Mark é um personagem sensacional. Se você simpatizou com ele na versão Matt Damon, vai se apaixonar pelo personagem escrito. Ele é bem humorado e muito otimista na maior parte do tempo, mesmo que esteja perdido em um planeta sem vida, Mark faz de tudo para sobreviver. O livro é repleto de explicações científicas e cálculos, é realmente muito difícil distinguir a realidade da ficção na obra de Andy Weir.

Não consigo deixar de recomendar esse livro à todas as pessoas. Se você gostou do filme vai adorar o livro e, se ainda não assistiu, espere para ler o livro antes! Tenho certeza que vai ser uma ótima experiência.

23 Comentários

  1. Ola
    Amo ficção científica e por isso adorei poder conferir suas impressões a respeito. É um título que esta na minha lista de desejados ha um bom tempo e nem conferi a adaptação ainda. Mas que bom saber que o livro é parecido com o filme. Estou bem curiosa sobre o desenvolvimento do personagem central e espero ler logo. Sua resenha me deixou ainda mais motivada.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu também não sou muito fã de filmes/livros do gênero, não assisti o filme e confesso que não tenho muito interesse de fazê-lo, o livro então menos ainda, mas acredito que para os fãs do estilo deve ser uma história e tanto, né? Vou indicar ele para os meus irmãos que diferente de mim são apaixonados por esse tipo de história, são fascinados pelo espaço e as possibilidades que ele proporciona.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Faz tempo que quero muito ler esse livro, só vejo ótimas recomendações dele. Sua resenha ficou ótima, gostei de saber um pouco mais sobre o livro. E com toda certeza lerei antes de ver o filme.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu já assisti o filme e havia desanimado de ler o livro por conta disso, mas agora com sua resenha me animei novamente! Realmente, o personagem de Matt Damon cativou muita gente, e se o escrito é ainda melhor, eu preciso conferir!

    ResponderExcluir
  5. Acho a premissa deste livro fenomenal e tenho muita curiosidade para conhecer esta trama. Você elogiar tão empolgadamente o protagonista, só triplica minha curiosidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu ainda não vi o filme mas aproveite uma promoção e comprei o livro (com a capa do filme, que achei bem mais bonita que essa original). E estou só esperando um tempinho pra conseguir encaixar o livro nas minhas leituras, pois gosto muito de tramas que envolvam outros planetas, mas não consigo nem imaginar como deve ser ficar perdido em marte!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Bom que além de ser uma história bem escrita é carismática. Não assisti o filme e não conhecia o livro. Você além de me apresentar, me deixou interessada em ler. E que bom que você gostou da história. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu vi o filme desse livro já tem um tempinho, mas assim que vi que tinha o livro, fiquei com vontade de conhecer o Mark. Ele é realmente bem simpático e faz de tudo para sobreviver. Com essa sua resenha super empolgada, não tem como não ler.
    Ótima recomendação.

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem?

    Eu amei a leitura desse livro, foi bem diferente do que eu esperava e quando assisti ao filme, amei mais ainda então! É aquele tipo de FC que você sai gritando e indicando para todo mundo de tão bom que é!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Desde o dia que assistir o filme (há uns 2 meses) fiquei morrendo de vontade de ler o livro, afinal eles são bem mais detalhados e tals.
    Sua resenha me deixou extremamente curiosa para ler esse livro, espero ter a chance bem em breve

    ResponderExcluir
  11. Oi, confesso que quando vi sobre o filme desse livro eu virei a cara e achei que não fosse gostar... Mas se for como você está contanto, então definitivamente é um que (se eu não tiver tempo para ler) quero pelo menos assistir. Acho que na situação do Matt eu teria surtado, imagina sobreviver em um lugar sem nada por tanto tempo e ainda contar com a sorte de quando a próxima Ares chegar estar por perto? Quero ver e ler como ele conseguirá lidar com isso e estou ansiosa por isso. Obrigada por apresentar a obra como fez, me convenceu a ler <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Achei a proposta do enredo interessante, mas não tive paciência para a leitura principalmente por conta dos cálculos e explicações científicas. Mas adorei o filme, bom saber que a adaptação foi bem fiel.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu já assisti ao filme e simplesmente amei, mas confesso que não tenho muita vontade de conferir a obra justamente por o filme ser tão fiel assim, apesar de ter gostado muito do motivo que você nos deu para ler. Não sei no momento, mas quem sabe em um futuro próximo?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não assisti ao filme nem li o livro, mas conheço por cima a história. Fiquei muito contente com a semelhança entre ambos e achei muuito positivo que algumas falas sejam até idênticas. Espero me apaixonar pelo Mark, pois ele parece ser extraordinário.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oie...
    Adorei conferir suas impressões da obra e fico feliz que tenha gostado, porém, não é o tipo de livro que curto, então, prefiro passar a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Menina, acredita que comprei esse livro por indicação, e a ideia era ler antes do filme... Adivinha... Não vi o filme e nem li o livro ainda. Quase imperdoável, né? Todas as resenhas ou criticas do filme ou do livro sempre foram muito positivas. Próximo mês entro de férias e vou tentar tirar o atraso, rs.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Olá, Vitória, tudo bom?
    Não sou muito fã de ficção científica, mesmo não conhecendo, as sinopses não costumam me agradar. Apesar disso não posso deixar de dizer que a sua resenha me deixou curiosa. No momento, passo a dica, mas farei uma anotação mental para procurar mais informações depois. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Até hoje só vi o filme desse livro e gostei bastante. Tenho vontade de le-lo também, mas ainda não me surgiu a oportunidade

    Gostei muito do Mark do filme, Matt Damon arrasa em qualquer papel, huahuah!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?

    Ainda não vi o filme porque quero ler o livro antes. Adorei saber um pouco mais sobre o livro e como o filme é fiel a ele, porque muitas vezes mudam tudo né? Pela sua descrição do Mark creio que vou gostar muito dele, adoro personagens bem humorados e o Matt Damon parece ser bem humorado também, então combinou muito bem com o personagem.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu soube desse livro quando fizeram a adaptação cinematográfica. Confesso que não tinha me interessado pela história, até agora. A sua resenha me fez querer ler o livro, pois quero saber como o protagonista se virou em Marte. Parece que luta pela sobrevivência faz com que a trama fique de tirar o fôlego.
    Abs e obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Amei tua rsenhas.mas não consigo gosta de ficção científica.nao me prende
    Sempre q começo .deixo pela metade a leitura
    .a premissa deste parece ser incrível mas deixarei passar pro enquanto .gostei muito do filme

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu vi esse filme e devo confessar que gostei muito! É bom saber que ele foi uma adaptação que deu certo, todos nós sabemos a frustração quando o studio fica doido e faz filme ruim de livro bom. Com certeza vou ler esse. O personagem do Mark é mesmo maravilhoso, quero um pouco mais dele sim.

    ResponderExcluir
  23. Olá Vitória,

    Eu tentei ver esse filme uma vez, mas acabou que estava muito cansada no dia e não consegui sair das cenas iniciais, acho que vou seguir seu conselho e vou começar pelo livro, amo personagens que sejam cativantes e bem construídos. Vou seguir a sua dica.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir