Bom dia, corujinhas! O post de hoje é minha resenha da antologia Vilões, publicada esse ano pela editora Wish!

Sinopse: "Os Monstros vivem dentro de nós. A sociedade sempre foi fascinada pelos limites da psiquê humana. Onde termina o homem e começa o monstro? O que um ser que não possui compaixão ou alma é capaz de cometer?
A antologia Vilões possui 15 contos inéditos e desvenda, cena a cena, os motivos, dores e desejos que levam os personagens a se tornarem criaturas vis, além de relatar as mais cruéis histórias que os tornaram o que são hoje.
Tranque as portas e não leia a noite."

Eu fiquei sabendo dessa antologia pelo nosso autor parceiro, Delson Neto, autor do conto Iris Púrpura que faz parte do livro - você pode ler a resenha exclusiva desse conto aqui. Nesse post, vou estar falando minha opinião do livro como um todo.

É difícil avaliar a escrita desse livro, por os contos são de 12 autores, as escritas são bem diferentes. Mas no geral, é um livro fácil e rápido de ler, que pode ser lido tranquilamente em uma sentada, até por ser tão curto.

O que não contribui para a rapidez da leitura é o tema das histórias. Apesar de algumas serem bem divertidas - a mais engraçada é Gigantes, de Rodrigo Ortiz Vinholo, que não é nada do que parece ser e com certeza me fez rir - alguns são bem pesados: estupros, tortura, canibalismo e assassinatos são alguns dos temas mais recorrentes.

Ele foge do clichê que temos em nossa cabeça de que o vilão sempre se dá mal: na maioria dos contos, nosso vilão vive impune e feliz. Alguns contos não são apenas histórias de vilanias: vemos também o nascimento de vilões, que traumas o fizeram daquele jeito, ou se, as vezes, a oportunidade faz o vilão.

Acredito que esse é um livro que deva ser apreciado com moderação. Com certeza é para um publico mais adulto - nunca recomendaria ele para alguém menor de 15 anos, apesar de que, por mim, indicaria só de uns 17 pra cima - e para quem não tem estômago fraco, porque, como já mencionei, o tema de alguns contos é bem pesado.

Para quem quer ler só alguns dos contos, aqui fica a dica. Os mais leves e divertidos são: Gigantes, Íris Púrpura, Comício, Grande Coisa, Folditch e O Ganancioso Barão Raposo. Os mais pesados são: Sinhá- retrata o sofrimento de inúmeras escravas na mão de uma patroa nojenta, invejosa, até morrerem - O Último Halloween - uma criança de apenas 8 anos com indícios de psicopatia, até o suicídio - e Conceleratus - o estupro e tortura como fontes de intensos traumas com graves consequências. Os outros são intermediários.

No geral foi uma boa leitura, e tenho certeza que quem gosta de histórias de terror vai se deliciar com esse livro.

Ficha do Livro:

  • Autores: Allan Baxter, Br. Godoy, Kamila França, Rodrigo Ortiz Vinholo, Delson Neto, Tyanne Maia, Renan Bernardo, Carlos Renan Rocha, Lelen Hayashida, Henrique Maia, Felipe Lemos, Rodrigo Passolargo
  • Organizadora: Kamile Girão
  • Páginas: 152
  • Lançamento: 2016
  • Editora: Wish

0 Comentários