Bom dia gente!

A resenha de hoje é do romance LGBTQIA+ "Não Inclui Manual de Instruções" que ficou disponível gratuitamente durante toda a polêmica da Bienal do Rio. Quando li a sinopse já percebi que seria uma ótima leitura. Apesar de esperar um pouquinho mais da história, o romance de Conor e Aidan foi uma aventura divertida e me deixou com um sorriso no rosto. 

Sobre o livro:
Autora: T. S. Rodrigues.

Editora: Rico Editora
Número de páginas: 160
Lançamento: 2019
Skoob.
Compre já! 

Conor tem a síndrome de Asperger, é um escritor de sucesso na Irlanda, e sua mãe decide que ele precisa se abrir mais para o amor. Sabendo que o filho é homossexual ela procura nos livros que ele publicou qual seria exatamente seu tipo, e encontra! Segundo suas leituras, o namorado ideal para Conor seria ruivo, com algum talento artístico e também divertido. Então ela se coloca à procurar. Por acaso, encontra Aidan, e a partir daí coloca em ação um plano super maluco para juntar os dois meninos.

"Tudo em seu devido lugar. Limpo, cronometrado, estimado, planejado, detalhado. Conor gostava dessas palabras. Elas eram seguras."

Com a narração intercalada entre Aidan, Conor e sua mãe, nós acompanhamos o desenvolvimento desse namoro, um pouquinho forjado, mas que nos deixa com um sorrisinho no rosto. Conor é muito independente, mas continua muito recluso e não tem muita vida social. 

O relacionamento dos dois é complicado porque demanda que Conor se abra um pouco mais, e também que Aidan entenda a realidade do seu namorado e aprenda a lidar com a sinceridade e também o temperamento do namorado. 

"Gemma estava ciente de que fazer chantagem emocional era errado, mas as mães não rinham algum tipo de passe ou uma permissão temporal ou algo assim? Se não, deveriam ter."

Eu adorei "Não Inclui Manual de Instruções", achei um livro leve e divertido que com certeza é uma ótima leitura para curar uma ressaca literária. O que me deixou meio incomodada foi a posição sempre decidia de Gemma, sua mãe, e como ela acaba manipulando o primeiro relacionamento do filho. 

"Não há fórmulas e métodos que se apliquem às relações e eu preciso de fórmulas e métodos para entender as coisas."

Tirando esse detalhe, eu adorei conhecer Conor e sua forte personalidade que vai além do autismo. Muito legal vermos mais do que a condição do personagem. E Aidan também é uma graça, ele está sempre disposto a ajudar e também a aprender com Conor. 


Foi uma ótima leitura e se você gosta de livros leves e divertidos, com certeza vai amar! "Não Inclui Manual de Instruções" está disponível no Kindle Unlimited, e você pode assinar o serviço por apenas R$1,99 para os três primeiros meses. 



6 Comentários

  1. Oi, Vitória.
    Eu não estava por aqui na época da Bienal do Rio, então não soube de quase nada da tal polêmica. Mas que bacana que ela serviu para que muitos leitores se animassem a ler livros que trazem diversidade.
    Não estou muito na fase de histórias assim, mas fico feliz que essa história tenha te cativado!!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitória!!!
    Eu adorei a resenha, acabei baixando o livro e tenho que ler ele em algum momentinho que tiver tempo.
    Eu adorei realmente como o enredo se constrói, mas fico realmente só incomodada com uma mãe tentando forçar que o filho tenha uma relação sou um tanto reclusa também.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ameeeei a premissa e essa capa é muito linda, com certeza quero realizar a leitura em breve ♥ Amei as suas considerações!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Este livro está entre as minhas próximas leituras. baixei ele quando vários livros com temáticas LGBTQ estavam gratuitos na Amazon e agora é só ler. Pela sua resenha, será uma leitura muito válida.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, amei conferir sua opinião sobre o livro. Eu baixei ele também quando estava grátis e agora preciso arrumar um tempinho para ler. Achei bem interessante trazer um personagem com Asperger e um romance lgbt.

    ResponderExcluir
  6. Eu li pós polêmica bienal , e é um livro muito gostoso de ler, li em um dia.A estória flui muito bem, quando vc vê já está no fim.Eu dei cada gargalhada

    ResponderExcluir