Bom dia gente! 

A resenha de hoje é do primeiro livro que eu li em francês! "A extraordinária viagem do Faquir que ficou preso num armário da Ikea" foi uma recomendação muito especial de uma amiga que me rendeu uma leitura divertida e uma experiência diferente. A história do Faquir é perfeita para esses nossos dias de quarentena, leve, engraçada e com uma narração diferente do que estamos acostumados. O livro, além de ter um sucesso enorme na França, também alcançou as telas. Ainda não vi o filme, mas logo que eu assistir, venho contar pra vocês!



Sobre o livro:
Autor: Romain Puértolas
Editora: Record
Número de páginas: 201
Lançamento: 2014
Skoob.
Compre já!

Vamos falar de enredo? O Faquir Ajatashatru Ahvaka Singh, é um charlatão de primeira! Passou a vida inteira numa pequena cidade da Índia enganando todo mundo e criando um esquema atrás do outro. Seu maior plano dá certo quando ele consegue convencer à todos que precisa fazer uma viagem até Paris para comprar uma cama de pregos na IKEA. Ele consegue o dinheiro da passagem, mas nada além disso, chega em território francês com apenas uma nota de 100 euros impressa de um lado só, e toda a sua inteligência. 

A ideia era bem simples, entrar na IKEA, comprar a cama, passar a noite no aeroporto e voltar para casa. Mas chegando lá, as coisas já começam a dar errado. Ajatashatru, que nós vamos chamar de Aja, se vê obrigado a passar a noite dentro da loja, para aguardar a entrega da sua cama encomendada e tentando não ser pego pelos seguranças, acaba preso num armário. Daí em diante, ele passa pelas situações mais improváveis, cria inimigos, se transforma num procurado da polícia, é confundido com um imigrante ilegal e também se torna escritor. 

Eu gostei bastante da história, que apesar de bem absurda, foi leve e me tirou algumas risadas. O ponto principal é o estilo de narração, o narrador é cheio de opiniões e comentários durante a história. Ele reconhece os pontos absurdos da narrativa mas reage com naturalidade, ajudando a criar o ambiente da história. Aja encontra algumas personalidades francesas, que honestamente eu não reconheci, mas não foi um obstáculo para entender a história. 

O livro também tenta conscientizar um pouco a situação dos imigrantes, Aja é confundido com um e desenvolve amizades com vários ilegais que tentam entrar na Europa. Ele, lentamente, vai tecendo pequenas críticas sobre como essas pessoas são tratadas e porque elas tomam a decisão de se aventurarem em busca de uma vida europeia. Claro que me meio à tantas 'confusões', o faquir aprende valiosas lições e a bondade das pessoas em relação à ele, fazem com que ele repense a vida toda. Ele vai tentando se tornar uma pessoa melhor, honrar com sua própria palavra e ajudar as pessoas que gosta. 

Como comentei no início, esse foi o primeiro livro completo que eu li em Francês, e se você quiser fazer esse exercício acho que é um bom livro para começar. Demorei muito pra me aventurar na literatura francesa porque os textos são muito rebuscados e com um vocabulário exclusivo da literatura. Mas "A extraordinária viagem do Faquir que ficou preso num armário da Ikea" é um livro contemporâneo que apresenta um francês mais atual e bem mais parecido com o que é realmente falado pelos franceses. Então tá aí minha dica! 

Eu sei que já faz um tempinho que esse livro foi lançado, 6 anos é bastante tempo, mas se você tiver a oportunidade, dê uma chance para esse Faquir que ficou preso em um armário do IKEA, porque é uma leitura divertida, leve e que pode muito bem curar uma ressaca criativa ou só nos distrair de tudo que vem acontecendo no planeta. 

Só pra lembrar, esse livro está disponível em português no Kindle Unlimited! Quer saber como funciona essa assinatura? Confira nosso post especial sobre o assunto. Quer assinar os 30 dias grátis e já garantir a leitura nessa quarentena? Corre aqui. 

0 Comentários