Bom dia time!

A resenha de hoje é sobre o último lançamento de um dos meus autores favoritos, David Nicholls o escritor de "Um Dia", e em "Uma Dor Tão Doce" o autor traz mais uma vez a passagem do tempo como filtro para a história. Charlie terminou o ensino médio mas tudo na sua vida parece estar dando errado, sem a escola para ocupar seu tempo, ele tem que aprender a lidar com o divórcio dos seus pais, a distância de seus amigos e também a incerteza em relação ao futuro. 


Sobre o Livro: 

Autor:  David Nicholls
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2020
Páginas: 384


Charlie passa seus dias andando de bicicleta, evitando conversar com seu pai e lendo, já que não há nada melhor para fazer. Em um desses momentos, em que estava escondido lendo, ele encontra uma garota, Fran Fisher e de repente as coisas parecem mudar. 

Fran faz parte de uma pequena companhia de teatro da cidade que vai adaptar Romeu e Julieta no fim do verão e Charlie logo percebe que sua unica chance de se aproximar dela é fazendo parte dessa história de teatro. Esse primeiro amor é regado a Shakespeare e ao drama da vida adolescente. Mas contado com as lentes do futuro. 

O protagonista narra os acontecimentos daquele verão, não como se tivesse acabado de vivê-lo, mas com os olhos de um Charlie mais velho, anos se passaram e ele enxerga aqueles dias com nostalgia e carinho. O que dá um tom diferente para a história, não é só mais uma história de primeiro amor, Charlie nos conta como tudo começou e onde esses momentos levaram ele. 

Assim como e "Nós" e "Um Dia", o autor conta uma história que nos dá perspectiva, ele nos mostra o tempo como um dos personagens principais da história, e é por isso que acompanhamos Charlie com um recuo saudável e conseguimos interpretar o que acontece melhor. Ele tem uma péssima relação com o pai e também com a mãe, não se reconhece com seus amigos e parece que entrando nesse mundo do teatro ele finalmente começa a aprender um pouco sobre si. 

"Mas o amor é chato. O amor é familiar e ordinário para qualquer pessoa que não participe dele, e o primeiro amor não passa de uma versão desengonçada e hormonal da mesma coisa."

Durante  a vida, Charlie sempre preferiu observar, ele ria nas horas certa e não fazia mais do que era esperado de si. Não sentia que participava ativamente da própria vida, mas quando conhece Fran e a companhia de teatro, ele acaba sendo forçado a ser ele mesmo. Ganha um papel na peça e ao aprender a fingir ser outra pessoa, ele encontra quem ele é e quem gostaria de ser. 

O livro nos mostra o primeiro amor como ele é, cheio de incertezas, de decepções, medos e receios. Os mundos de Charlie Lewis e Fran Fisher colidem e os dois aprendem muito com tudo que acontece a seguir. É interessante também como os personagens entram na história de Romeu e Julieta, eles aprendem com esse clássicos e o teatro os influencia de um jeito que eu não teria imaginado.

Falando um pouquinho sobre a edição do livro, ele foi primeiramente publicado pela editora Intrínseca no clube de assinatura deles e em seguida liberado para todos com essa linda capa amarela. Eu gosto muitos das capas do autor, tem a personalidade dos seus livros. 

"As confidências e intimidações dos novos amantes, o surgimento de piadas internas, as confissões de dúvidas e inseguranças, as promessas e juras. Só toleramos uma quantidade reduzida dessas coisas, e, se Shakespeare escreveu mesmo as cenas em que os amantes conversam sobre seu prato preferido, ou tiram sujeiras dos umbigos, ou explicam empolgados a letra de sua música favorita, então ele acertou ao excluí-las da segunda versão."

"Uma Dor Tão Doce" é uma história que esquenta o coração do leitor e parece sussurrar que tudo vai ficar bem.  É uma história sobre começos, caminhos, despedidas e emoções jovens, mesmo que os livros do autor tragam sempre as mesmas temáticas, ele consegue lidar com o quotidiano com lentes nostálgicas e poéticas. Além de se manter divertido e envolvente. Eu recomendo muito a leitura dele, assim como de todos os outros livros do autor, se você gostou de "Um Dia", vai gostar dessa história e se apaixonar junto com Charlie. 

0 Comentários