Olá meus queridos, ou melhor, corujinhas!
A Vitória me convidou para contar aqui algumas coisinhas que sei sobre o mundo literário a partir de hoje e, depois de um ano de vestibular, nada melhor do que passar o tempo escrevendo sobre algo que eu gosto tanto!
Já nesse fim de ano, as lojas começam a se enfeitar, os panetones e chocotones aparecem em nossas casas e ficamos desesperados, pensando no que dar de presente de natal para aqueles parentes distantes e amigos que não vemos há muito tempo.
Por isso, separei aqui cinco livros coringas que, a menos que não se tenha coração, qualquer um vai gostar de receber:
  • A Resposta – Kathryn Stockett
a resposta
A história, que deu origem ao filme Histórias Cruzadas, romanceia a sociedade do Mississipi nos anos 60 e trata da vida de empregadas domésticas negras que, com a ajuda de uma nova jornalista, ‘Skeeter’, conquistam anonimamente uma voz na realidade racista da época. Apesar do tema denso, o livro consegue trazer certa leveza, arrancando suspiros, risadas e lágrimas de qualquer leitor.

  • Alice – Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice Encontrou Por Lá – Lewis Carroll
alice no país das maravilhas
“Se pudesse teria lido mais clássicos”, disse alguém importante, e não há nada mais clássico, gracioso e universal que Alice. Não acho necessário resenhar para vocês, pois é claro que já conhecem a história, mas devo dizer que a experiência de ler o livro é única e, apesar de tratar de uma aventura infantil aos olhos desatentos, a história na realidade discute importantes questões filosóficas sobre a existência humana. É de extrema importância que toda sua família tenha essa obra em seu acervo para futuras gerações!

  • Capitães da Areia – Jorge Amado
capitaes da areia
Mais um desses romances sociais! Podem me chamar de tendenciosa, mas todo brasileiro deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida, seja para se apaixonar por todos os meninos abandonados, seja para refletir sobre a história do nosso país. O livro conta a vida de garotos de rua que sobrevivem furtando pelas ruas de Salvador da década de 30. Não tão simples, a história trata da diversidade religiosa, do amor, do preconceito e, principalmente, da vida difícil que esses jovens levam, abandonados não só pelas famílias, mas por toda a sociedade.

  • 42 Não É Gorda – Meg Cabot
42 n é gorda
Divertidíssimo!  O romance policial, com estilo diferente dos outros livros de Cabot, conta a história particular de uma esquecida cantora pop que, no seu novo emprego, num alojamento estudantil, passa a investigar um possível crime, descartado pela polícia. Apesar de ser apenas o primeiro volume da série The Heather Wells Mistery, acredito seja o melhor de todos e vale, com certeza, apostar nele como presente daquela sua prima ou tia que você não vê há anos.

  • Em Algum Lugar do Paraíso – Luís Fernando Veríssimo
em algum lugar do paraíso
Esse tem valor sentimental, porque o ganhei em algum aniversário, mas todos os livros do Veríssimo trazem sua elegância tradicional. Neste, o escritor de crônicas nos diverte tratando das questões existenciais humanas. Vale a pena pesquisar as obras temáticas do autor para presentear alguém especial, como As Mentiras que as Mulheres Contam, Comédias para se Ler na Escola e Comédias da Vida Privada, mas caso esteja atrás de um presente mais genérico, Em Algum Lugar do Paraíso é uma ótima pedida.

É isso aí, livros são sempre uma boa pedida para cérebros pensantes, mas com essas dicas tenho certeza que vocês vão arrasar na ceia de natal.
Um abração,
ass ana

0 Comentários