Esses 12 dias de romance não poderiam acabar de outra maneira, que não fosse com uma das maiores romancistas de todos os tempos, a segunda autora inglesa mais lida de todos os tempos: Jane Austen. Seu romançe mais conhecido é Orgulho e Preconceito, mas, para fugir do clichê, resolvi trazer outro romance da autora: Persuasão.


Sinopse: “Último romance de Jane Austen, publicado poucos meses após sua morte, em 1817, Persuasão jamais foi superado por tendências de época, renovações estéticas ou modismos literários de qualquer tipo, mantendo-se um inabalável sucesso de público e crítica.
O romance se passa na Inglaterra rural, no início do século XIX. Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem inteligente e ambicioso, mas sem tradições ou conexões familiares importantes. Por esse motivo, é persuadida pela família a romper com ele. Oito anos depois, Anne pensa com mais autonomia e maturidade e o destino fará com que seu caminho e o de seu grande amor se cruzem novamente.”
Eu sou apaixonada pelos romances de Jane desde a primeira vez que vi o filme de Orgulho e Preconceito, e decidi ir atrás dos seus livros. Eu ainda não tinha lido Persuasão, apesar de já ter visto o seriado da BBC inspirado no livro. Cada heroína de Austen é diferente, e Anne Elliot é uma jovem de 27 anos de uma família que já teve muito prestígio, mas que agora está passando por dificuldades financeiras. Seu pai decide alugar a casa onde eles moravam, e ela se muda para a residência da irmã, que fica a alguns quilômetros de distância. O problema é que o cunhado dos inquilinos é um homem por quem ela era apaixonada, mas foi induzida a rejeitar por seu pai e sua madrinha, que o consideravam “inferior”. Oito anos passados, ele agora é um Capitão de prestígio na marinha, é muito rico. Para Anne, o que mais dói não é vê-lo, e sim a indiferença com que ele a trata, já que ela ainda é apaixonada por ele.
As histórias de Austen tem tramas muito mais complexas aos romances de época atuais, mostrando os verdadeiros conflitos de classes, os preconceitos da sociedade de sua época, e são muito mais verossímeis e condizentes com a verdadeira realidade da época. Para quem lê os romances atuais, não espere encontrar cenas picantes como deve estar acostumado. Os romances de Austen não estão somente inseridos na sua época, como também foram publicados nela. São muito mais fiéis a sua época do que os romances modernos, que tem mais contemporaneidade do que as pessoas imaginam.
Pelo mesmo motivo, a linguagem também é mais antiga, o que deixa a leitura muito mais pesada do que os leitores de romances estão acostumados. Além da escrita ter um tom bem formal, as construções das frases às vezes são diferentes das que estamos acostumados a usar, exigindo um nível maior de atenção, e aparecem palavras que podemos não saber o que significam.
Apesar das dificuldades, eu não troco um romance de Austen por nenhum outro nesse mundo. Se estiver disposto a enfrentar um desafio, fica aqui minha sugestão.
Status da Leitura: indescritível!
Ficha do Livro: *dados da última versão que foi publicada, mas existem dezenas de edições
  • Autora: Jane Austen
  • Páginas: 368
  • Editora: Zahar
  • Lançamento: 2016
Não esqueçam de se inscrever no nosso sorteio, ele acaba hoje à meia-noite, e você pode ganhar um dos livros que foram resenhados durante o especial!
Beijinhos,

0 Comentários