Bom dia gente!!

O post de hoje é uma entrevista exclusiva com a Iris Figueiredo! Autora da duologia "Confissões Online" que foi lançada pela Generale, selo da Editora Évora. Logo logo tem resenha do livro dela no blog, mas enquanto isso, vem conhecer um pouco da autora com a gente!




  •  Sei que é uma pergunta bem clichê, mas você teve alguma inspiração para a criação de seus personagens? Eles são inspirados em pessoas reais? Tem algum personagem que se assemelha muito a você?

Acho que, de certa forma, todos os personagens carregam um pouco de mim. É muito difícil se desligar completamente de quem você é na hora de criá-los e eles acabam herdando um traço ou outro da personalidade do autor, por mais que eu tente me afastar disso o máximo possível. Só duas personagens que criei foram realmente inspiradas em pessoas reais – uma é a Pilar, de “Confissões On-line 2”, inspirada na minha melhor amiga; a outra é uma personagem que aparece em meu novo romance e ainda não posso revelar o nome, mas também é inspirada em uma amiga minha.

  • Você consegue escolher sua personagem favorita no seu livro? Porque ela é a que mais gosta?

Eu realmente amo a Nina, da duologia “Confissões On-line”. Foi muito difícil criar essa personagem e construir o seu desenvolvimento, pois ela vive um problema grave ao longo da história. Ela é muito doce e determinada, mas sofre demais com pressões externas. Eu amei criá-la e eu adoraria ser amiga dela! Eu também amo a protagonista do meu novo livro, ela me acompanhou durante muitos anos na minha cabeça e então eu me afeiçoei muito a ela.

  • Sei que é uma pergunta muito difícil, mas preciso faze-la, qual seu livro, ou livros, favoritos? Tem uma personagem favorita também?

Meu livro favorito de todos os tempos é “A redoma de vidro”. Desde que li esse livro, nunca mais hesitei em dizer qual é o meu favorito. É maravilhosa a forma como Sylvia Plath escrevia e como ela conseguiu falar comigo através das suas palavras. Eu amo esse livro demais! Acho que uma das minhas personagens favoritas sempre será a Hermione, de “Harry Potter”. Me identifico muito com ela.

  • Enquanto você escrevia, você mostrou seus progressos para alguém? Pediu opinião e conselhos? Ou só mostrou aos olhos do público depois que considerou pronto?

Eu sempre mostro o que escrevo para minhas amigas mais próximas, gosto quando elas comentam e dizem o que está bom ou ruim. Muitas vezes isso me ajuda a andar com a história e conseguir terminar.

  • Em relação a escrita do livro, você é perfeccionista? Como soube que estava pronto, que não tinha mais nenhum detalhe a ajeitar?

Para mim, sempre tem alguma coisa para ajeitar – por isso não leio o livro depois de publicado, já que provavelmente vou morrer de vontade de mexer em tudo e não vou poder! Meu termômetro de “está pronto” é quando a editora arranca o original das minhas mãos e diz que precisa mandar para diagramação, senão passo todos os dias mudando uma coisa ou outra. Para mim, o texto sempre pode melhorar.

  • Escrever sempre foi algo importante para você? Ou só surgiu depois que estava com a ideia do livro na cabeça?

Sempre quis ser escritora, é um sonho de criança. Eu nunca me imaginei sem escrever e, até concluir meu primeiro livro, tive milhões de ideias, escrevi diversos rascunhos e fui me aperfeiçoando. Eu sou leitora desde antes de aprender a juntar letras para formar palavras. O livro sempre foi parte da minha vida, então sempre quis trabalhar com eles e escrever histórias.

  • Bate e volta, essas são perguntinhas só de curiosidades, para conhecermos um pouquinho mais de você. Qual o livro que você leu que todo mundo gosta, mas você não suporta?

Belo Desastre, da Jamie McGuire. Muito machismo.

  • Qual escritor que você nunca leria?

Orson Scott Card, por questões de princípios e ideias completamente divergentes.

  • Tem alguma personagem que você gostaria de não ter conhecido? 

Dolores Umbridge, ela é completamente insuportável.

  • Qual a personagem que você ama de paixão?

Hermione (Harry Poter) e Sam (O livro de memórias)

  • Que livro que te fez chorar muito? 

“Por lugares incríveis”

  • Qual o melhor cenário para ler?
Minha cama

  • Lugar favorito?
Real Gabinete Português de Leitura. Vou para lá quando quero pensar.

  • Viagem dos sonhos?
Mochilão pela América do Sul


Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais da autora!
Lembrando que se você comprar Confissões Online 1 ou 2 pelo site da editora Generale, vai receber os exemplares autografados! Então corre lá garantir seus livros.

15 Comentários

  1. Ola
    Adorei poder conferir a entrevista. Eu já ouvi falar da autora e ja li ótimos comentários a respeito de sua escrita. Tenho muita vontade de conferir. Adoro quando tem bate volta nas entrevistas, impossível não se identificar com algumas características.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Já tive a oportunidade de conhecer a autora pessoalmente em alguns eventos aqui no Rio de Janeiro e fiquei encantada com a sua simpatia.Ainda não li nenhuma resenhas dos livros dela e estou curiosa pra ler as suas e saber o que esperar das tramas. Foi muito legal conhecer um pouquinho das preferências e gostos dela e me identifiquei com várias respostas que ela deu.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Não conecia a escritora, mas adorei conhecer! Me interessei em conhcer mais dela. Me interessei muito pelos livros dela. Quero lê-los rsrs Add ele na minha lista de desejos. Amei a entrevista, agradeço porque descobri uma nova leitura! Bexitus livrescos!

    amorlivresco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia a autora nem nenhum dos livros dela mas vou ler opiniões!! :) Bem, gostei da entrevista e fiquei curioso..!

    Também adoro a Hermione e acho ótimo que ela já gostava de escrever antes de publicar o livro, claro! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já tinha ouvido falar do livro Confissões Online, mas não conhecia sobre a história e ver um pouco do que a autora tem a falar sobre ele me fez ficar mais interessada.
    Eu amo entrevistas com autores, principalmente nacionais, pois tenho a sensação de que podemos ficar mais próximos desses e conhecê-los melhor.
    Simplesmente adorei a entrevista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que bacana a entrevista, sempre que termino um livro fico imaginando o que do autor tem no personagem, acho que não tem como não ter nada de quem escreve. (legal ela admitir)rs
    Ah eu também amo Hermione e agora fiquei desanimada sobre Belo Desastre, ganhei de presente e ainda não li.
    Eu já ouvi ótimos comentários sobre a autora. Gostaria muito de ler um livro dela. Vou anotar, quem sabe na minha próxima compra de livros não adquira um exemplar.
    Desejo todo sucesso do mundo a autora pq nossos escritores estão arrasando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Vitória,
    Que entrevista mais legal e que autora mais simpática! Acho muito legal isso de pensar que todos os personagens tenham um pouco de seus autores, pois é mesmo difícil se desligar disso. Também sou perfeccionista e sempre mudo algo que escrevi, minhas resenhas são revisadas 15 vezes e contam com mais de 15 alterações. Ainda bem que depois de publicada, ainda posso mudar.
    Acho que devo desistir de Belo Desastre mesmo, odeio obras com machismo.
    Preciso muuito ler Por Lugares Incríveis, gente,só elogio para essa obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola. Eu tenho o livro dela e nunca li. Agora ele vai pular fila kkk gostei de saber que ela imagina ser uma escritora desde criança. É a prova que ela leva isso a sério e sempre vai dar o melhor. Sucesso sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho a Iris mega simpática. Acompanho o seu canal no youtube e ela é de uma generosidade imensa. Ainda não tive oportunidade de ler seus livros, mas nunca li nenhuma critica que não elogiasse as obras.
    Amei a entrevista
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vi. Tudo bem?
    Eu já conhecia a autora e os livros por ver postagens e resenhas em outros blogs. Mas ainda não tinha visto uma entrevista. Fiquei bem feliz em ver aqui. A autora parece uma querida e super me identifiquei com várias respostas dela. Como por exemplo, o fato de ter começado a amar histórias muito cedo, sempre escrever e achar Belo Desastre um grande machismo. Iris, sua querida <3
    Os livros dela parecem bem levinhos e fofinhos, talvez até clichês. Mas como eu amo histórias jovens, acho que iria super curtir =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Vitória, tudo bem?
    No blog do qual sou colaboradora, umas das meninas resenhou os dois livros dessa autora e desde então fiquei curiosa para conferir. Adorei a entrevista e saber mais sobre como ela criou os personagens, em quem se inspirou e essa mania de ficar ajeitando os textos. Não escrevo, mas admito que faço muito isso também, parece que tudo está errado! haha
    Uma das personagens que mais gosto também é a Sam, de O livro de memórias, e achei legal ela ter mencionado-a.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi. Tudo bem? Eu já conhecia os livros mas até então não sabia nada sobre a autora que o escreveu. Achei muoto legal a entrevista e concordo com a autora sobre s Dolores ser insuportável. O mulher odiosa!
    Parabéns pela entrevista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Já tinha ouvido falar nos livros, mas é a primeira vez que fico sabendo mais sobre ela. É muito bom conhecer mais sobre a autora,seu processo de criação, seus personagens favoritos dentro da própria história e também em outras obras e também chorei muito lendo por lugares é uma história muito incrível e emocionante.
    Beijos, Lari
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já vi essa duologia por ai, mas não lembro muita coisa sobre e até hoje não sabia nada sobre a autora, então fiquei bem animada com seu post. Só pelo comentário da autora sobre a Nina, eu já fiquei curiosa para conhecer a personagem, porque gosto de garotas doces e determinadas em livros. Enfim, parabéns pela entrevista e aguardo a resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir