Bom dia!

O post de hoje é para apresentar mais uma parceria nossa nesse ano de 2017! Tatiane Rodrigues é autora de Prospecto, que foi lançado pela editora Arwen. Estamos super ansiosas para conhecer o livro e também um pouco mais sobre a autora!

  • Primeiro, nos fale um pouco de você.

Sou uma escritora de dezoito anos, nascida e residente em Marília, uma cidade do interior de São Paulo. Escrevo desde os dez anos, quando comecei a transformar situações de bullying em livros no início de 2008. Acredito no poder da literatura e dos sonhos, pois eles são capazes de transformar vidas. Anseio em criar refúgios através de histórias, motivar pessoas a sonharem e ajudá-las com palavras. Pretendo cursar Letras ou Jornalismo e vivo em um mundo de prospectos e possibilidades.

  • Quando que seu interesse pela literatura surgiu? Teve algum livro que foi como um gatilho?

Sou apaixonada por histórias e livros desde a infância. Recordo-me de um dia, em especial, quando peguei um livro pela primeira vez. Eu havia terminado uma atividade na aula de Língua Portuguesa e me dirigi a uma pilha repleta de livros. Reinações de Narizinho, escrito por Monteiro Lobato, foi a primeira história que me encantou, chamando minha atenção através da capa. Peguei o livro da pilha, levei para casa e percebi que naquelas palavras havia todo o poder do mundo. Elas me deram esperança e puxaram o gatilho para o sonho que se tornaria maior que a minha vida.
  • Consegue escolher um gênero literário favorito?
Leio gêneros variados. Entretanto, sou aficionada por fantasias, romances e ficções.

  • Sei que é uma pergunta bem clichê, mas você teve alguma inspiração para a criação de seus personagens? Eles são inspirados em pessoas reais? Tem algum personagem que se assemelha muito a você?
Inicialmente, baseei os personagens em pessoas que conhecia. Muitos personagens tornaram-se parecidos com amigos e familiares, mas ganharam vida diante das palavras. Eles passaram a tomar as próprias decisões, ter autocontrole de seus atos e diferenciar-se dos auto egos da vida real. Acabaram, inconscientemente, puxando as rédeas das minhas mãos e escrevendo as próprias histórias.

  • Você consegue escolher sua personagem favorita no seu livro? Porque ela é a que mais gosta?
Particularmente, a protagonista de Prospecto sempre me encantou. Daiane Campbell é sonhadora e luta por seus objetivos, fazendo de tudo para realizar seus sonhos. Ela admite ter erros, defeitos e jamais se autointitula heroína. Mesmo tendo pensamentos negativos, faz de tudo por seus amigos e por aquilo que ama. Acredito que sua luz possa salvar mais pessoas do que imagina.

  • Tem algum personagem, de qualquer livro, com quem você se identifica muito?
Hermione Granger e Annabeth Chase são personagens que me identifico muito. Elas me ensinaram que, para salvar o mundo, não é preciso usar uma capa vermelha ou ter superpoderes. Basta usar a mente e acima de tudo, acreditar.

  • Sei que é uma pergunta muito difícil, mas preciso fazê-la, qual seu livro, ou livros, favoritos?

Percy Jackson e Harry Potter são as histórias da minha vida. Eles me levaram a lugares que jamais ousei conhecer. Graças aos seus livros, conheci Hogwarts e o Acampamento Meio-Sangue, e vi o quanto a magia pode ser poderosa. Suas palavras tornaram-se meu alicerce e me motivaram a continuar sonhando. Posso não ter recebido minha carta de Hogwarts ou encontrado um sátiro, mas jamais deixei de acreditar neles. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, também encabeça a lista de livros favoritos.
  • Enquanto você escrevia, você mostrou seus progressos para alguém? Pediu opinião e concelhos? Ou só mostrou aos olhos do público depois que considerou pronto?
Só mostrei ao público após finalizá-lo. Primeiro, trabalhei na leitura crítica da obra, revisei e me empenhei em cada detalhe da história. Só quando vi que Prospecto havia chegado ao fim, percebi que era a hora de mostrá-lo ao mundo.

  • Em relação a escrita do livro, você é perfeccionista? Como soube que estava pronto, que não tinha mais nenhum detalhe a ajeitar?
Sou extremamente perfeccionista. Gosto de ler a obra atentamente, fazer anotações em um caderno e analisar tudo o que escrevi, para não deixar passar nenhum detalhe. Escrever séries é algo complicado, visto que não podemos deixar nenhum espaço em branco. Por isso, dediquei-me bastante à escrita. Quando senti que meu dever estava cumprido e tive consciência de que me esforcei ao máximo para tornar Prospecto real, percebi que o livro havia sido concluído.
  • Escrever sempre foi algo importante para você? Ou só surgiu depois que estava com a ideia do livro na cabeça?
Escrever é a minha vida. A garotinha de dez anos que sonhava em ser escritora está orgulhosa ao ver que realizou seu sonho. Quando olho para trás, ainda consigo vê-la. Lembro-me de seus pensamentos negativos, dos olhos repletos de lágrimas e do medo aterrorizador. Quase consigo senti-la à minha frente, sorrindo timidamente e assustada por dar voz à imaginação. A escrita salvou-a, libertou-a e deu-lhe asas quando não sabia voar. A Tatiane Rodrigues de sete anos atrás cogitou desistir um milhão de vezes, mas jamais deixou de acreditar. E por ter acreditado, estou aqui. Fui salva pelas palavras e pela magia que elas contêm.

Acredito que, um dia, possa ajudar alguém da mesma forma que fui ajudada. As palavras sempre conhecem nossa alma e podem, muitas vezes, curá-la de uma enfermidade. Anseio em criar refúgios através de histórias, transmitir lições e mostrar que tudo é possível quando acreditamos. Os sonhos são a razão de acordarmos todos os dias, mas acabamos nos esquecendo disso. Há alguns anos, esqueci-me de sonhar e, por causa disso, perdi-me na imensidão de pesadelos.


  • Na escrita do livro a ideia surgiu pronta e você logo a escreveu ou foi um processo de criação longo onde com o tempo a história foi tomando forma?
Sei que soa clichê, mas Prospecto foi baseado em um sonho que tive. A partir de então, demorei a tecer a história. Fiquei quase um ano planejando cada detalhe, pensando nos personagens e no enredo, para então trazê-lo à realidade.

  • Tem algum livro que você leu e pensou “Nossa gostaria de ter escrito isso”?
Acredito que Prospecto, para mim, é o livro perfeito. Não gostaria de ter escrito nenhum outro, pois a Anne e o Jack já conquistaram a minha vida.

  • Bate e volta, essas são perguntinhas só de curiosidades, para conhecermos um pouquinho mais de você. Qual o livro que você leu que todo mundo gosta, mas você não suporta?
Admito que não sou uma fã assídua de A Culpa é das Estrelas.

  • Qual escritor que você nunca leria?
Acredito que daria chance para todo e qualquer escritor. Todos os autores têm algo incrível a comunicar, basta ouvi-los.

  • Tem alguma personagem que você gostaria de não ter conhecido?

Agora não me vem nenhum em mente.

  • Qual a personagem que você ama de paixão?

A lista de personagens que amo é extensa. Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito encabeça a lista, juntamente com Jace Herondale e Will Herondale, de Instrumentos Mortais e Peças Infernais, respectivamente.

  • Que livro que te fez chorar muito?

Sempre me emociono com finais de séries ou trilogias, como nos finais de Percy Jackson, Harry Potter e A Escolha. Também me emocionei muito com A Cabana, de William P. Young.

  • Qual o melhor cenário para ler?

Leio em qualquer lugar. Dentro de ônibus, na escola, no intervalo ou em casa. Gosto muito de ler ao ar livre e em meu quarto — especialmente se estiver chovendo e houver uma caneca fumegante de leite ao meu lado.

  • Lugar favorito?

Bibliotecas, praias e locais ao ar livre. Sou apaixonada por tudo que me aproxima dos livros e da natureza.

  • Viagem dos sonhos?

Um dos meus grandes sonhos é viajar para outro país, especialmente para países da Europa e da América do Norte. Contudo, confesso que a viagem dos meus sonhos se resumiria a Hogwarts, o Acampamento Meio-Sangue, Nárnia e Terras Médias. Posso viajar para lá assim que abro qualquer livro. Mágico, não?

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a autora, logo logo teremos resenha de Prospecto aqui no blog para vocês!

0 Comentários