Bom dia gente!!

Na minha resenha de O Ceifador, eu deixei bem claro o quanto gostei da história de Citra e Rowan. Mas infelizmente, me pareceu que o autor se perdeu um pouco no caminho que tinha traçado... A Nuvem é um segundo livro com um ritmo mais lento, acontecimentos mirabolantes e um final surpreendente. 

Sobre o Livro:

Autora: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Numero de Páginas: 496
Lançamento: 2018



Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro.

No final do primeiro livro, Neal nos deixa com uma dúvida enorme, como a Ceifa vai reagir ao Rowan? Será que vão pegá-lo? E agora, como será a vida da Ceifadora Anastasia?

Bom, posso dizer que essas perguntas foram respondidas. Enquanto tenta seguir seus princípios e se tornar uma boa ceifadora, Citra acaba sendo alvo de um atentado. Ela e sua mentora escapam por pouco... e por causa da Nimbo Cúmulo.

É bem interessante a participação desse super computador na história. Ele não pode quebrar regras, mas pode desviar delas. E assim consegue avisar e salvar Citra. 

Muitas descobertas e surpresas acontecem no enredo. Mas é quando um velho conhecido da ceifa volta inesperadamente que as coisas começam a esquentar de verdade... e acabam se perdendo nos trilhos. Esse livro tem pelo menos duas histórias paralelas, que são incríveis! Conhecemos melhor a natureza da Nimbo Cúmulo e também conhecemos um menino normal, que não tem nenhuma relação com os ceifadores. É como se esse livro passasse muito tempo nos introduzindo no mundo.

Mas o problema mesmo, é que eu esperava um novo vilão, um novo problema, mas Neal me deu uma história meio mirabolante, e que achei um pouquinho difícil de engolir mesmo dentro da mitologia dos livros. Não gosto quando o autor usa de Deus ex-machina para resolver seus problemas, acho que teriam outras formas de conduzir essa história e aproveitar melhor os personagens. 

O fim é bem surpreendente. Assim como no primeiro livro, o autor nos deixa na beira do penhasco, mas sem saber o que acontecerá em seguida. Não sei se gosto do fim. Tudo ficou uma grande bagunça, quero só ver como Shusterman vai fazer para resolver tudo isso no próximo livro.

Apesar de, para mim, não ser melhor que o primeiro livro da série, A Nuvem me fez ler com a mesma voracidade e com certeza me deixou interessada em conhecer o final dessa história. 





0 Comentários