Setembro Amarelo: 5 dicas de leitura!

by - quarta-feira, setembro 18, 2019


Bom dia gente!

O post de hoje é uma pequena lista com 5 livros que podem te ensinar muito sobre saúde mental. Nem todos eles vão trazer histórias felizes, mas um retrato bem real da depressão e também do suicídio. Esse post é minha forma aqui no blog de trazer um conteúdo relacionado ao Setembro Amarelo para vocês. Os livros que eu separei são para que possamos entender melhor o que as pessoas estão passando e, quem sabe, conseguir perceber alguns sinais e ajudar alguém.

Queria já deixar claro que eu não tenho nenhuma especialidade em relação à saúde mental, mas a leitura desses 5 títulos me ajudaram a entender um pouco mais e é claro, me emocionaram demais. Então vamos a lista!

1- O Último Adeus. 


A história de Lex trás um ponto de vista sobre o suicídio bem diferente dos que eu já tinha visto antes, a história de quem foi deixado para trás. Tyler se matou com uma arma na garagem. E agora Lex e a mãe precisam lidar com a ausência dele. Atormentada com o sentimento de culpa, a relação com as pessoas e com a própria mãe, ela se recusa a tomar remédios que podem ajudar com suas crises de pânico e ansiedade. Então seu terapeuta pede que ela escreva para ajudar a lidar com os sentimentos que ela tem mas que não consegue expressar ou entender.


Resultado de imagem para por lugares incríveis

Finch e Violet se conhecem de forma muito inusitada. Finch está no topo da torre do sino, decidindo se seria uma boa ideia pular do parapeito, ele pondera os estragos e os efeitos que seguiriam de sua decisão. Mas antes que pudesse decidir o que fazer ele percebe que tem mais alguém junto a ele no parapeito. Depois do episódio na torre do sino, eles precisam fazer um trabalho de geografia juntos, que implica em conhecer lugares que fazem o estado onde moram ser conhecido. Com o início do trabalho eles desenvolvem uma amizade muito bonita e sempre estão lá um para o outro. É claro que uma hora essa amizade de transforma facilmente em um amor e tudo é muito sincero e especial.

3 - As Vantagens de Ser Invisível

Imagem relacionada

Apesar de não tratar diretamente sobre suicídio, As Vantagens de ser Invisível segue Charlie e sua vida na escola. Todas as suas inadequações e sua relação com amigos e família. Seus dois melhores amigos se tornam uma forma de Charlie conhecer o mundo e experimentar coisas diferentes, mas sem que ele se esqueça do passado complicado que teve. Um dos livros mais famosos sobre a depressão, que também virou filme, não podia faltar aqui na nossa lista. 



 
Bom, eu particularmente não gostei muito desse livro. Mas não posso negar que Liane Moriarty nos apresenta personagens com bagagens muito diferentes e que enfrentam problemas diferentes. Entre eles, o suicídio de um jovem que ainda paira da vida de seus pais e de sua irmã gêmea. A história dessa família foi uma das que mais me interessou na leitura e eu acho que também pode ser um bom retrato da situação para essa lista.


Em "O Fim do Mundo é Aqui" Amy Zhang reflexão sobre suicídio e depressão, como uma fotografia da realidade em que nem todo depressivo é triste todos os dias, nem sempre as aparências carregam a verdade e bom, não se pode dizer que conhece uma pessoa quando não queremos enxergar a verdade sobre elas. É importante ressaltar aqui que o livro fala de estupro também, isso não é um spoiler da história, mas como é um possível gatilho para algumas pessoas, achei importante comentar.


Essa foi a lista que eu separei para o post de hoje. Conhece alguns desses livros? Deixe sua opinião e se quiser adquirir algum deles, só clicar nele aqui em baixo!


 

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG:

0 comentários