Bom dia gente!

A resenha de hoje é do livro "Amizades, Cacatuas, e outras coisas fora de controle", uma história rápida e leve que trás a amizade abalada entre Helena e Antônia. Elas eram melhores amigas, mas há alguns meses pararam de se falar sem um motivo aparente, até que são obrigadas a fazer um trabalho de literatura juntas, e bom, as coisas começam a ficar fora de controle. 



Resultado de imagem para amizades cacatuas e outras coisas fora de controle
Sobre o livro: 

Autor(a): Mareska Cruz
Editora: Página 7
Número de páginas: 142
Lançamento: 2019
Skoob.
Compre já! 

As duas meninas estão no ensino médio, foram amigas por anos, mas sem grandes explicações, Antônia se afastou completamente de Helena e as duas se tornaram estranhas. Helena é uma menina negra que lida com a ansiedade e a dificuldade de impor suas próprias vontades, já Antônia é uma garota gorda, que não está nem aí para o que pensam dela e fala tudo o que vem à cabeça. Só pela descrição das duas, já dá pra imaginar que essa amizade seria mesmo conturbada. 

"Meu cérebro parecia sempre ligado, mas nem de longe isso me tornava produtiva. Era como deixar um liquidificador funcionando sem nada dentro" 

Só quando elas são obrigadas a trabalhar juntas para um trabalho da escola, que percebem a falta que têm sentido uma da outra e em poucos dias a distância que elas tinham lutado pra construir vai desaparecendo. No meio dessa história, elas tem que lidar com uma Cacatua louca, uma vidente fajuta e as inseguranças do amor e do futuro. 

Cheio de situações inusitadas e um pouco caricatas, "Amizades, Cacatuas e outras coisas fora de controle" é um livro bem curto com uma velocidade acelerada. Os personagens são interessantes à primeira vista, mas eu fiquei meio incomodada em alguns momentos com os exageros de Antônia e Helena. 


"As pessoas tendem a achar que gente gorda tem que ser sempre humilde e pedir desculpas por tudo. Desculpas pelo que eu comia, desculpas pelo que eu fazia, desculpas pelo que eu fazia, desculpas pelos simples fato de ocupar espaço no mundo. Pois eu ocupava espaço, muito espaço, e não estava disposta a ceder nem um centímetro sequer dele"

As coisas acontecem muito rápido mesmo! O que é um traço de uma autora que parece estar se ajustando a um modelo de livro, não mais o de um conto. A história me lembrou um pouco os gibis da Turma da Mônica, um grupo de amigos vivendo aventuras no próprio bairro, e quando eu olho a história com esse pensamento, fico bem mais contente com o que li. 

É uma história legal, que trás temas importantes como a ansiedade da Helena, o preconceito que Antônia tem que lidar, e também os problemas de seus amigos. Todos os personagens tem uma história para contar e estão passando por alguma coisa, o que eu acho que deixava espaço para mais alguns problemas e desenvolvimentos. 

Ele é narrado em primeira pessoa, intercalando o ponto de vista de Helena e Antônia, o que trás um dinamismo maior pra história também. É interessante acompanhar o que cada uma delas pensa e como elas tentam lidar com tudo o que está acontecendo em suas vidas.


"As vezes, ser um pouco egoísta é exatamente o que nos faz preservar nossa sanidade."

Eu queria ter lido mais sobre os personagens secundários, ter tomado meu tempo para entender a situação toda e não ter os problemas meio explicados pelos personagens. Mas bom, foi um livro rápido, uma leitura divertida e sem complicações que com certeza é uma ótima pedida para curar uma ressaca literária.

O livro está disponível no Kindle Unlimited, que você pode assinar durante 3 meses por apenas R$1,99! Mas se quiser, também pode adquirir o e-book diretamente na Amazon. 

1 Comentários

  1. Oi, eu achei o perfil das personagens bem interessante, e a capa do livro é um amorzinho. Já quase peguei ele no Unlimited esses dias, pena que é uma trama tão acelerada.

    ResponderExcluir