Bom dia gente!
 
O post de hoje é sobre um livro que me deixou com o coração na mão. A história foi me levando  devagarinho, mas assim que virei a última página, senti o baque do que tinha acabado de ler. "Hope You Get This Message", ou Espero que Receba essa Mensagem, é um livro sobre o fim do mundo e acompanha alguns adolescentes e suas decisões nesse momento. Infelizmente eu não sei se ele vai ser traduzido aqui no Brasil, mas eu amei o livro e quis trazer aqui pra vocês na nossa nova coluna, que eu acabei de inventar! Nela vou dar dicas de livros com linguagem fácil, pra você que quer começar a ler em inglês! 

Sobre o Livro: 

Autora: Farah Naz Rishi 
Editora: HarperTeen
Lançamento: 2019
Páginas: 420


A terra não passa de um experimento, coordenado pelo planeta Alma, eles criaram a Terra e a raça humana para estudar e acompanhar o nosso desenvolvimento, mas o tempo passou e eles chegaram a conclusão que talvez não valesse a pena continuar com esse experimento. Por isso enviam uma mensagem para os habitantes desse planeta teste; "estamos em reunião, mas seu planeta pode ser destruído em sete dias". Então esse livro fala sobre o fim do mundo, da sua forma mais literal. 

"It wasn't funny. None of it was funny. But the thing about the end of the world was this: either everything mattered, or nothing did."

"Não era engraçado. Nada disso era engraçado. Mas a questão sobre o fim do mundo era essa: ou tudo importava, ou nada importou."

Todo mundo está desesperado, não temos como nos defender, os governos estão em pânico e o mundo virou uma grande bagunça. No meio disso tudo nós acompanhamos três adolescentes:  Jesse Hewitt, um garoto que já viveu tantas desgraças que não está nada preocupado com o fim do mundo, Cate Collins, que com medo do apocalipse decide finalmente encontrar seu pai, que nunca conheceu e por último Adeem Khan, que não vê a irmã mais velha há anos, desde que ela se assumiu gay para a família e sumiu com a namorada. 

A autora nos conduz nessa história com muito cuidado, nós vamos aos poucos aprendendo sobre cada personagem e sobre a vivência deles. O mundo está literalmente acabando, e durante a leitura nós podemos acompanhar algumas partes da reunião interplanetária que vai decidir o destino do nosso planeta. Acho que esse livro talvez seja um pouco sensível pra nós, principalmente nesse momento de pandemia, mas eu gostei muito da mensagem de esperança que ele passa também. 

O mundo pode estar acabando, mas precisamos continuar sendo honestos com nós mesmos e buscar o que achamos que é certo. Eu amei a leitura, que apesar de começar um pouco confusa, com muitas trocas de narrador, foi me enlaçando devagar e quando percebi só conseguia pensar nesse tal fim do mundo e nesses personagens. 

"The way he figured, if it took the world ending for people to reach out to their loved ones, then they'd never loved them anyway."

"Do jeito que ele via, se era preciso o fim do mundo para que as pessoas se conectassem com quem amam, não amavam desde o começo."

O livro tem o tamanho perfeito e acaba deixando o leitor sem fôlego. É um daqueles livros que você termina e precisa de um tempinho pra processar o que acabou de acontecer. Farah Naz Rishi desenvolve os protagonistas super bem, mas não deixa a desejar com os personagens secundários, tudo foi muito bem arquitetado e a história convence e emociona. 

Ele pode ser confuso no comecinho, por que, por exemplo, Jesse é um nome que pode ser feminino ou masculino, então eu mesma demorei um pouquinho pra entender do que estávamos falando no início. Mas no geral a linguagem é bem simples e fluida, os diálogos são praticamente sempre entre adolescentes, o que trás um vocabulário bem simples

Eu amei a história e terminei o livro querendo saber muito mais sobre esse universo. Felizmente, os direitos do livro foram comprados pela Amazon Studios para a produção de uma série, que deve contar com a participação da autora como roteirista. Você pode assinar o Amazon Prime aqui e já estar pronto pra quando essa produção for ao ar! 


0 Comentários