Bom dia, corujinhas!
Muitas vezes, com o passar do tempo, ficamos cada vez mais ocupados com escola ou trabalho, e acabamos perdendo o hábito de ler.

Eu passei por isso também, praticamente parei de ler quando me mudei para os Estados Unidos e iniciei meus estudos. Esse ano eu estava determinada retomar o hábito, e acredito que consegui, então gostaria de dar algumas dicas para ajudar outros a fazer o mesmo!
PS: essas dicas também são válidas para se recuperar de uma ressaca literária, ou caso esteja "empacado" em um livro que não acaba nunca.

1- Abandone sua leitura atual.

Se você está lendo um livro mas a leitura parece não progredir, ponha ele de lado. Você pode dar outra chance para ele mais tarde, mas se você está lendo e lendo e a história não vai pra frente, isso vai apenas lhe desencorajar.

2- Mude de gênero literário.

Alguns gêneros são mais cansativos e pesados do que outros. Livros the fantasia muitas vezes são mais cansativos porque temos que entender um mundo completamente novo. Ou as vezes você pode se cansar de ler o mesmo gênero repetidamente, e uma mudança pode ser estimulante.

3- Releia um de seus livros favoritos. 

Sabe aquele livro que você já leu três (ou mais) vezes e adora? Tire ele da estante e releia novamente. Ele vai te lembrar do porque você gostava tanto de ler e te ajudar a pegar um bom ritmo de leitura novamente.

4- Peça dicas para amigos com gostos literários similares.

Uma indicação surpresa pode despertar sua curiosidade e trazer o gosto da leitura de volta! Se um amigo seu gostou da história, é possível que você também vá gostar. E caso não conheça ninguém que tenha os mesmos gostos de você, não tem problema! Pode contar com a gente ou com outros blogs que podem de indicar um pouquinho de tudo.

5- Escute um audio book!

As vezes é muito mais fácil escutar um livro do que fazer o esforço de lê-lo! Um audiobook é mais fácil de ler, você pode colocar no carro enquanto está dirigindo, ou escutar enquanto faz tarefas em casa, etc. É um ótimo meio de se envolver com a história sem ter que se sentar para ler!


Espero que essas dicas te ajudem a recuperar seu hábito de leitura, e caso você seja novo no mundo da leitura, logo teremos outro post para quem esta iniciando sua jornada literária!


Até a próxima, corujinhas!

0 Comentários