Leon é um livro que trata de uma evolução pessoal muito interessante. Ele mostra que as vezes sem termos consciência acabamos sendo tão influenciados pelo ambienta que no fim, não conseguimos nos reconhecer. 

Leon vem de uma família humilde, nascido de Taiaçu, passou a maior parte da vida no sítio ajudando os pais. Mas ele precisa se mudar para cursar a faculdade. Passou em medicina no Rio de Janeiro e agora vai se mudar para capital e enfim começar sua vida. Leon é tímido, até certo ponto fechado, e quando chega ao Rio se vê sem amigos e sem saber bem como IMG_20160122_110448.jpgagir com essas pessoas que são tão diferentes das que ele está acostumado.
A ideia de um livro em branco onde poderia reescrever sua personalidade, o cenário, os acontecimentos e o final feliz, propiciava-lha prazer e ansiedade. Queria deixar o velho leão domesticado para trás e fazer nascer um imperador de si, um rei capaz de ir aonde quisesse . – página 8
Leon é um homem muito bonito, o que faz com que chame atenção de homens e mulheres onde passa. Mas por ser até certo ponto ingênuo, ele acaba deixando que os outros se aproveitem dele antes mesmo de entender o que ele quer para si. Ele faz amizade com Arthur, que está na mesma turma que ele, a família de Arthur tem muito dinheiro e acaba acolhendo Leon em casa. Ao morar de favor na casa deles Leon acaba virando o IMG_20160122_110531brinquedinho da mãe e da irmã de Arthur, que por motivos diferente, veem nele o perfeito amante.
Durante toda a narrativa fica evidente o conflito interno que Leon tem que enfrentar, ele não consegue ficar longe de Arthur, e com medo de desapontar ou magoar o amigo ele acaba sedendo ao pior tipo de chantagem. Para que no fim se veja totalmente encrencado. Eu gostei demais da narrativa. Os personagens são incrivelmente reais e fica evidente a que Leon de tão verdadeiro, acaba saindo da história como o falso.
Em sua nova cidade Leon descobre novas paixões, o cinema, festas e Arthur. Esse romance explora muito bem a descoberta, de certa forma tardia, que Leon faz de sua sexualidade. E tudo é tratado de forma natural e real, não existem cena extremamente idealizadas. O autor trás a realidade pura e de forma singela e apaixonante ele nos mostra que o amor sempre vence no final.

0 Comentários