Your Voice Is All I Hear - Leah Scheier

quarta-feira, julho 13, 2016 , , 0 Comentários


Devo confessar agora mesmo que esse foi um livro que eu comprei principalmente pela capa. Fiquei imediatamente apaixonada pela arte da capa e pela sinopse, “Tem uma fina linha entre amor e traição” como não se interessar? “Your Voice Is All I Hear” ( Sua Voz É Tudo Que Eu Escuto) é um livro sobre amor e esquizofrenia. Ele entrou automaticamente para minha lista de livros favoritos!

Sobre o Livro:your_voice_is_all_i_hear_1444578281531076sk1444578281b

  • Autor: Leah Scheier
  • Editora: Sourcebooks Fire
  • Numero de Páginas: 336
  • Lançamento: 2015
  • Skoob.
  • Onde Comprar: Livraria Cultura e Amazon
Eu não costumo colocar a sinopse dos livros, mas esse aqui é importante falar da sinopse:
April não vai deixar Jonah ir embora sem lutar.
Ele é namorado dela, seu melhor amigo. Ela vai fazer qualquer coisa para o manter seguro. Mas quando Jonah se afunda em uma forte depressão, tentando escapar do passado traumático que o assombra, April fica despedaçada. Para protegê-lo, ela arrisca perder tudo: família, amigos e uma oportunidade de entrar em uma prestigiada escola de música. Quanto ela pode sacrificar? E sua voz será alta suficiente para calar as vozes da cabeça dele?
Jonah e April tem 15 anos, são novos na escola e por algum motivo que April não consegue entender, acabam se aproximando e se apaixonando. Jonah faz de tudo para deixá-la feliz, e ela faz o mesmo por ele. É um romance normal, clichê até certo ponto. Uma história linda de amor na adolescência. Até que aos poucos ele vai adoecendo. São sintomas pequenos, a princípio, escutar algumas coisas a mais, algumas dores de cabeça… Depois essas ‘crises’ ficam mais fortes e mais comuns, ele começa a falar menos, não fazer sentido…
Durante todo esse tempo April está com ele. Mesmo depois que ele se afasta de todas as pessoas e para de confiar nelas, April continua lá. Mesmo quando todos dizem que ela deve se afastar, mesmo quando o bullying na escola começa, mesmo quando ela percebe que ele está cada vez mais distante de ser quem ele era. April continua, todos os dias, indo visitar seu namorado em um hospital psiquiátrico.
Se apaixonar por Jonah significada protegê-lo do julgamento de todos. – pag. 132
Mas além da doença, esse livro trata do amor na forma mais pura. Todo o tempo April está do lado do namorado, todo o tempo ela o apoia e faz tudo o que ele pede, esperando que isso o faça melhorar.  Mas mesmo com todo o amor do mundo, ela não pode curá-lo. E isso não importa, ela não vai abandonar o cara que ela ama. A cada página April se torna mais forte porque a vida exige isso dela e é lindo ver como ela se desenvolve.
É difícil falar desse livro, porque ele tá cheio de coisas muito importantes. Antes de conhecer Jonah, o que eu sabia sobre esquizofrenia se limitava ao que foi retratado em novelas. Ou seja, eu não sabia nada. Esse livro trás um retrato real do que é conviver coFotor_14607385963831m uma pessoa esquizofrênica, como é o dia a dia e principalmente, ela te coloca no lugar do doente, da família, dos amigos… Não é um livro fácil de ler. O leitor sofre junto com April ao ver a pessoa que ela ama sumir em meio a paranoias desconexas. Mas é importante passar por isso com a personagem.
Eu estive no inferno e sobrevivi. Eu poderia sobreviver a isso também. Eu iria mostrar a essas pessoas que uma apresentação de cinco minutos é nada comparado a assistir o garoto que eu amei desaparecer na minha frente. [..] Jonah era o único que importava, e ele não estava mais lá. Então eu era a única que sobrou. – pág. 258
Como a própria April diz em certo ponto da narrativa, “Ninguém faz caminhadas para a esquizofrenia”, muitas pessoas que são afetadas por essa doença sofrem, além do que a doença os causa, preconceito e total isolamento da sociedade. Todos parecem ficar envergonhados, a família esconde o diagnóstico a todo custo, afinal, quem quer que todos achem que há um ‘louco’ na família.
Eu não sei se consegui passar para vocês o quando esse livro é incrível. Mas acho que é algo que todos deveriam ler, trata de perseverança, amor acima de todos os problemas. Além de é claro, nos ensinar um pouco sobre a doença que afeta muita gente mas que por algum motivo não é discutida abertamente.

0 comentários: