Bom dia gente!

Imagine que você é apaixonado por um podcast de ficção . Você acompanha todos os episódios, você desenha os personagens, passa horas procurando teorias e tentando desvendar os mistérios daquele universo. Aí um dia você é convidada para participar da história e bom, tudo na sua vida parece mudar de perspectiva depois disso. 



Sobre o Livro:


Autora: Alice Oseman
Editora: Rocco Jovens Leitores
Número de Páginas: 448
Lançamento:  2019
Skoob.
Compre Já!

Frances é uma adolescente normal, está no último ano do ensino médio e todas as suas ações foram pensadas para ajuda-la a entrar na faculdade. Ela é a melhor aluna da sala, é a representante da turma, ela tira as melhores notas e faz todas as tarefas de casa. A única coisa que ela faz que não é para a escola, é acompanhar o podcast Universe City, que conta a história de um narrador não-binário preso em uma universidade no futuro e transmitindo todas as suas aventuras pelo rádio. 

A menina é obcecada pela história e encontra nos vinte minutos de cada episódio, a compreensão e acalento que precisa para sobreviver à escola e a pressão de seguir seus próprios sonhos. Depois de receber um convite para participar da produção de Universe City e salvar um garoto que ela mal conhece em uma balada muito movimentada, a vida de Frances vai mudando e com isso ela percebe que muda também. 

Aled é um garoto quieto que parece sempre estar desconfortável, e mesmo morando em lado opostos da mesma rua durante suas vidas inteiras, ele e Frances nunca tinham tido uma conversa de verdade. A amizade deles cresce tão rápido e tão intensa que eu não conseguia parar de ler. 


Acho que todos nós temos um momento em que questionamos tudo o que sabemos sobre nós, e eu me reconheci muito na Frances e em sua necessidade de se sair bem nos estudos e ao mesmo tempo saber que tudo aquilo é vazio. 

"Ser esperta era, no fim, minha primeira fonte de auto confiança. Eu sou uma pessoa bem triste, em todos os sentidos da palavra, mas pelo menos eu vou para a universidade."

Não posso dizer que Radio Silêncio é um livro leve, mas com certeza é viciante desde a primeira página. Ele também joga na nossa cara que não, isso não é um livro de romance, e explora um leque de sexualidades e também de representatividade que é difícil de encontrar. Frances é negra, sua amiga indiana, a maior parte dos personagens é LGBT+ e a própria protagonista é Bi, mas sem fazer a sexualidade ser o principal tema da história. 

"Eu meio que quero dizer algo antes que a gente continue.
Você provavelmente pensa que eu e Aled Last vamos nos apaixonar ou algo. Já que ele é um garoto e eu uma garota.
Eu só quero dizer-
Nós não.
Isso é tudo."

A história também cobre temas como depressão e também relacionamentos familiares tóxicos, mas foi um livro que me fez sorrir, que me fez sofrer um pouquinho e terminou com meu coração quentinho e querendo mais. 

Frances é uma narradora consciente, que reconhece os próprios privilégios e tem dificuldade em se encontrar na pessoa que ela é durante as aulas. Bom, eu não quero contar demais sobre a história, só recomendo muito essa leitura e estou muito contente que a Rocco esteja trazendo "Rádio Silêncio" para o Brasil. Se você tiver a chance, leia esse livro, se não tiver, crie essa chance!


A autora é muito ativa nas redes sociais e inclusive fez várias fanarts do livro, desenhos próprios dela que eu trouxe aqui para ilustrar um pouquinho mais o livro. 

Conheça os outros livros da autora e também "Todas as Coisas Belas" um romance com a temática parecida com "Rádio Silêncio".


7 Comentários

  1. Oi!
    Adorei a história por causa da sua resenha e estou morrendo de vontade de ler. Os temas que são abordados são muito legais e tenho certeza que irei me identificar com alguns trechos do livro. Quero conhecer mais da Frances e do Aled.
    Adorei as artes que a autora fez, vou seguir ela nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitória,
    Rádio Silêncio está na TBR deste mês, mas não sei se chego nele. Deve ficar para o mês que vem. Fiquei com medo de ler a sua resenha e pegar algum spoiler, mas não. Gostei das suas colocações e fiquei com mais vontade de ler. Gosto muito de livros que falam de diversidade sem esse ser o foco principal da história. Vou seguir a autora nas redes sociais. Valeu!
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso ler agora esse livro, pois sua resenha me deixou muito curioso, pois parece ser uma narrativa e tanto. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da premissa desse livro e me identifiquei com a personagem pela sua necessidade de se sair bem nos estudos, de ser inteligente, de fazer tudo o que os professores mandavam e como isso me desgastava, como eu tinha vontade de ligar o "f*da-se!" Também me identifiquei com a tristeza mencionada no trecho, pois sofro com depressão e ansiedade, então penso que é um livro que valeria muito a pena eu ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Acho bem legal quando a autora aborda diferentes assuntos, mas não deixa a história pesada, sabe? Faz a leitura seguir seu curso de forma natural, sem grandes cargas em cada um dos assuntos. Parece ser uma leitura marcante.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo certo?

    Eu não conhecia o livro e a autora, mas gostei muito da premissa e a sua resenha me deixou instigado a realizar essa leitura. Vou pesquisar mais sobre o livro "Rádio silêncio".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Vitória!

    Tudo bem? Já vi esse livro circulando pela minha time no IG e fiquei bastante interessada. A premissa é realmente muito interessante e o seu comentário sobre o enredo abordar depressão e relacionamentos familiares tóxicos me deixou ainda mais interessada. Espero não me desapontar com o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir