Eu estava esperando uma comédia romântica leve que ia me animar um pouco. Mas encontrei uma trama que superou o romance e me entregou uma protagonista feminina muito forte, com amigos incríveis e uma reflexão sobre relacionamentos abusivos. Teto Para Dois foi uma das melhores surpresas que eu tive nos últimos tempos e eu até quero ler de novo. 

Sobre o livro: 
Autor(a): Beth O'Leary
Editora: Intrínseca. 
Lançamento: 2019
Número de Páginas: 400
Skoob.
Compre já! 

O namorado de Tiff terminou com ela há três meses, mas ela continua morando com ele no mesmo apartamento. Até o dia que ele aparece com sua nova namorada e bom... meio que fica claro que Tiff precisa arrumar um lugar para morar. Mas com seu salário de assistente de edição, ela não tem condições de alugar um apartamento decente sozinha. 

“É preciso dizer uma coisa sobre o desespero: ele deixa a cabeça da gente muito mais aberta.”

E é por isso que ela aceita dividir um apartamento com um desconhecido. O esquema é o seguinte, Leon, trabalha todas as noites e nunca está em casa nos fins de semana. O que deixa o lugar livre para uma pessoa com horários mais convencionais morar. Apesar de não ser a situação ideal, Tiff não está disposta a continuar morando de favor na casa do ex, então aceita. 

O único inconveniente é que os dois tem que dividir a mesma cama... Mas e daí? Eles nunca dormem no mesmo horário. E sem mesmo se conhecerem, Tiff se muda para seu novo apartamento e tem que se adaptar à vida longe do ex. 

O que me impressionou na história foi como a autora conseguiu nos mostrar as mudanças que Tiff passa no decorrer da história. No começo, nós já sabemos que seu ex namorado é um babaca, sabemos que ele termina e volta com ela toda hora. Mas é só ao longo da história que vamos percebendo junto com a Tiff que ele não era só babaca, ele também vinha abusando psicologicamente dela desde o começo daquele relacionamento. Nós vemos a personagem reviver as memórias e finalmente perceber tudo o que tinha vivido. 


"Há pessoas com as quais eu simplesmente me sinto à vontade. Não muitas. Mas você é uma delas, inclusive antes de que te conhecesse pessoalmente."

E isso foi incrível. Eu já li alguns livros que abordavam a violência física num relacionamento, mas acho que esse é o primeiro que me mostra tão bem a cabeça da vítima depois de sair de um relacionamento abusivo que não ficou fisicamente violento. E eu acabei me identificando com Tiff em vários momentos, o que tornou o livro um pouco mais difícil de ler, mas também muito mais importante para mim.

Acho que a carinha de romance da sessão da tarde não faz jus ao tema tratado durante a narrativa. E talvez devesse em algum lugar estar avisado que esse livro possui alguns gatilhos de relacionamento abusivo. Para mim esse foi claramente o ponto alto do livro. O romance ficou totalmente em segundo plano, mas ajudou a deixar a atmosfera um pouco mais leve nos capítulos em que Leon narra a história. 

Eu confesso que não sou a maior fã de romances contados em primeira pessoa e com mais de um narrador. Fica meio cansativo normalmente, mas nesse caso foi necessário, para explicar bem a vida paralela que os dois personagens estavam levando. E foi o que ajudou a equilibrar o tom do romance, aumentando os momentos de suspense. 


"— Você é a minha casa — responde Leon. — A cama, o apartamento... — Ele para, como sempre faz quando está procurando palavras que representem algo grande. — E só se
tornou minha casa quando você apareceu, Tiffy."

Mas depois de tudo isso, também é bom salientar que Leon é um cara super legal e o romance dos dois é cativante e me deixou sorrindo sozinha mesmo antes deles se conhecerem. Ele trabalha como enfermeiro durante a noite e tem apenas duas prioridades, seus pacientes e seu irmão. O que acaba deixando a namorada dele de lado e bom... Não preciso dizer mais nada. 

Foi um romance que esquentou meu coração mas também me fez refletir bastante. Eu não tenho nada à apontar que não me agradou. Teto Para Dois, é um livro que aborda relacionamentos abusivos de uma forma muito delicada e pertinente, ao mesmo tempo nos permite acreditar que tudo vai ficar bem e nos presenteia com um casal super fofo! 

0 Comentários