Dicas de presentes para jovens leitores!

by - segunda-feira, dezembro 18, 2017


Bom dia gente!!!

Hoje começa uma pequena série de posts aqui no blog para quem ainda precisa comprar um presente de natal e não sabe bem como escolher!! Separei alguns livros incríveis para presentear jovens leitores, que ainda estão se apaixonando pela literatura. Se você quer, quem sabe, incentivar um pré-adolescente ou adolescente mesmo a entrar nesse mundo lindo dos livros, confira essas dicas!





Com uma temática forte e sentimentos que transbordam das páginas, "Aos Perdidos, Com Amor" trás personagens muito bem construídos e cativantes. Juliet e Declan são completamente diferentes, a única coisa que os aproxima é o luto e as cartas que começam a trocar. Os dois adolescentes conversam através de cartas e e-mails, numa forma de extravasar seus sentimentos e tentar superar seu luto. 

Eu amei o livro do começo ao fim e recomento MUITO para quem gostou de "A Culpa das Estrelas" por exemplo, é um livro jovem, não muito grande, mas de extrema sensibilidade.





Da mesma autora de "Tudo e Todas as Coisas", "O Sol Também É Uma Estrela" nos apresenta personagens intensos e muito divertidos. Natasha só tem uma chance de permanecer nos Estados Unidos e evitar sua deportação. Daniel tem uma entrevista com um ex aluno de Yale, essa é sua chance de fazer seus pais se orgulharem e quem sabe, conseguirem enxergá-lo de verdade.

Natasha é uma personagem incrível, e esse livro representa muita coisa ao mesmo tempo, o desespero adolescente, essa sensação de fim iminente, a dificuldade de um imigrante ilegal, a pressão das famílias e como muitas vezes nos deixamos levar pelos acontecimentos e não tomamos as rédeas das nossas decisões. Recomendo demais para quem gostou do primeiro livro da autora e já digo que com certeza "O Sol Também É Uma Estrela" é o melhor livro da Nicola até agora.

MEU CORAÇÃO E OUTROS BURACOS NEGROS - JASMINE WARGA




Esse livro não é para qualquer público, mas leva uma mensagem tão importante. Aysel vai se matar. Com a ajuda de um site, ela encontra um parceiro de suicídio, Roman. Juntos, os dois se preparam para se matarem. Eles já tem uma data e aos poucos esclarecem seus motivos um para o outro, mas no meio dessa convivência, a vontade de morrer parece diminuir um pouco.

Apesar de tratar de um tema tão sério como a depressão e o suicídio, o tom do livro é leve e muito delicado. Jasmine consegue transmitir toda a tristeza dos personagens, mas sem romantizar o sentimento. Acho que isso é uma das coisas muito importantes sobre esse livro, "Meu Coração e Outros Buracos Negros" não romantiza a morte, seus personagens não são bons porque são tristes. São personagens incríveis que se mostram a cima de tudo humanos.




Sempre vemos o Bullying ser retratado com muito cuidado na literatura, com os personagens de mãos dadas no final e admitindo seus erros, virando amigos até. Mas a vida de Piedad é real. Em "Yaqui Delgado Quer Quebrar Sua Cara" conhecemos a história de Piedad e de como sua vida vira um inferno ao mudar de escola e perder seus amigos. Sem nenhum motivo justificável, ela passa a ser odiada na escola e como qualquer criança, ela não sabe o que fazer. 

Meg Medina trata a história com tanto cuidado, mas nos apresenta um retrato cru e até pouco indigesto, da vida de uma criança que sobre bulying. O livro trás um aprendizado incrível e eu super recomendo como um presente. O título é diferente e curioso, a escrita prende desde a primeira página, não tem como errar com um presente como esse.
A QUÍMICA QUE HÁ ENTRE NÓS - KRYSTAL SUTHERLAND




E por último, mas não menos importante, um dos meus livros favoritos do ano. Este é um livro sobre primeiro amor. Gosto muito de livros com essa temática, há algo puro e extremamente bonito nas primeiras paixões, a história de Henry não é o que se espera, ele não tem medo de se machucar, pelo contrário, sabe bem dos riscos e mesmo assim mergulha fundo no mistério que é Grace Town. Quando descobre tudo o que pode sobre ela, ele ainda sim permanece, disposto a ser o que ela precisar e ajudá-la de todas as formas.

A escrita de Krystal é impecável, muito envolvente e divertida. O livro te faz rir e ao mesmo tempo pensar e repensar algumas coisas. Com uma linguagem simples e delicada, acompanhamos Henry nessa aventura que é se apaixonar por Grace, e aprendemos com ele. Só posso indicar esse livro para todos! Não há uma linha clichê ou um personagem mal construído. A Química que Há Entre Nós é uma doce, bem escrita e emocionante história de amor.

Essas foram as dicas de hoje! Espero que tenham gostado da ideia. Logo logo voltamos com mais dicas como estas para você não errar nos presentes esse ano!



LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG:

0 comentários